sete dias sem medo da notícia
Filmes
Cine Ceará e Cagece abrem inscrições para o Prêmio Água e Resistência
Além da premiação, trabalhos serão selecionados para exibição no Cine Ceará
Por : Redação CN7
14/10/21 8:57

Começam nesta quinta-feira (15) e prosseguem até 11 de novembro as inscrições para o Prêmio Água e Resistência, realizado pelo 31º Cine Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O objetivo é despertar as formas de contato que as pessoas têm com a água e a capacidade de cuidar.

O prênio utiliza o potencial da tecnologia acessível de celulares para a produção de curtas-metragens e estímulo da criatividade. Podem participar realizadores cearenses ou residentes no Ceará há mais de dois anos, com filmes de curta-metragem que abordem o tema “Água e Resistência”, onde se pode reforçar a importância do recurso natural e das lutas contra escassez, poluição, mudanças climáticas, consumo exagerado, entre outros fatores que podem impactar na disponibilidade do recurso. 

Podem ser inscritos curtas de ficção, animação, documentário ou outros gêneros, com classificação livre e duração de 1 a 3 minutos. A captação deve ser feita em aparelho celular, mas a edição e a finalização podem ser realizadas na plataforma de preferência do participante. Os curtas devem ser inéditos até a data de exibição no 31º Cine Ceará. O regulamento está disponível no site www.cineceara.com.

Os filmes inscritos serão avaliados por uma curadoria composta por membros da organização do Cine Ceará e um representante da Cagece. Cinco trabalhos serão selecionados para exibição no festival e vão concorrer ao prêmio no valor de R$ 3 mil. A escolha do vencedor ficará a cargo do júri Olhar Universitário, formado por estudantes de cursos de cinema de Fortaleza. 

Quando e Onde

O 31º Cine Ceará acontecerá de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021, de forma presencial em Fortaleza, em TV por assinatura e online. Os filmes do Prêmio Água e Resistência serão exibidos no canal do festival no YouTube e no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

No São Luiz também serão exibidos os seis filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, as 12 produções da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, os três longas da Mostra Olhar do Ceará e, de forma hors concours na noite de encerramento do festival, o longa “O Marinheiro das Montanhas”, novo filme de Karim Aïnouz, que teve estreia no Festival de Cannes.

A Competitiva Ibero-americana também estará no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, e os 17 curtas da Mostra Olhar do Ceará serão exibidos no Cinema do Dragão e também no canal do Cine Ceará no YouTube. 

Para a programação presencial o festival seguirá os protocolos sanitários vigentes do setor de audiovisual/cinema, estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de decreto. Margarita Hernandez é a diretora de programação do evento e o cineasta Wolney Oliveira é o diretor executivo do festival desde 1993.

LINKS PATROCINADOS