Cientista entra com processo contra ex-dono da Ypióca por dano material
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Cientista entra com processo contra ex-dono da Ypióca por dano material

Foto: Daniel Wainstein / Valor

11/05/2022 9:10

O cientista Luiz Pianowski está processando o empresário cearense Everardo Telles, ex-dono da Ypioca, vendida para a Diageo, em 2012, por cerca de R$ 900 milhões. A informação está publicada na edição desta quarta-feira (11) do jornal Valor Econômico.

Pianowski pede indenização por dano material, desconsideração da personalidade jurídica e registro de marca. O cientista entende que Telles descumpriu acordo em relação às pesquisas que ele realizava com a planta medicinal aveloz para buscar tratamento de importantes doenças como aids, câncer e dor.

O cientista pede na Justiça ressarcimento pelos investimentos que fez para realizar testes pré-clínicos (estágio inicial de pesquisa) em animais e que deveriam ter sido bancados pelo empresário cearense.

Everardo Telles se comprometeu a financiar o desenvolvimento das matérias-primas (ingenol) para testes nos animais. Contudo, com a falta de recursos para dar continuidade aos estudos, o cientista alega que teve prejuízo financeiro e a evolução do desenvolvimento das moléculas para comprovar sua eficácia ficou comprometida.

O outro lado

O empresário Everardo Telles informou, por e-mail, ao Valor Econômico, que o grupo não foi formalmente citado do preocesso em questão. "Entretando, cabível dizer com a mais absoluta certeza, que a empresa Amazonia Fitomedicamentos efetuou o pagamento de todos os estudos relacionados as pesquisas por ela capitaneadas".

LINKS PATROCINADOS