Cid Gomes desafia governador Elmano e ministro Camilo de olho no Abolição - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Cid Gomes desafia governador Elmano e ministro Camilo de olho no Abolição

Coluna Rebate

06/08/2024 15:07

O presidente Lula cumpriu agenda em Fortaleza, durante todo o dia de sexta (02), e dormiu na cidade, para no sábado (03), prestigiar a convenção do candidato Evandro Leitão, do PT. Estranhamente, estando na convenção da candidata Izolda Cela a prefeita, com o ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas, na mesma noite em Sobral, o senador Cid Gomes não pediu uma carona para prestigiar o lançamento da candidatura de Evandro, no palanque com Lula. Cid Gomes alegou ter adoecido e, por isso, preferiu permanecer em seu sítio, na Meruoca, bem longe de apoiar com discurso e presença a Evandro Leitão. Essa ausência foi notada e mantida em silêncio, tanto por Elmano, quanto por Camilo, e também pelo próprio Evandro. Entretanto, Cid Gomes não esteve ausente apenas em Fortaleza, também não compareceu às principais convenções no Cariri. Não veio para a de Fernando Santana , em Juazeiro do Norte, nem para a de André Barreto, em Crato, e muito menos a de Guilherme Saraiva, em Barbalha. As campanhas de Evandro e dos petistas do Crajubar preferiram engolir a desculpa apresentada por Cid Gomes, que estava doente. A verdade é outra: Cid Gomes já não consegue esconder que é candidato ao Governo do Ceará, e quis avisar a Elmano e Camilo, que não será novamente senador. Quer o Abolição.

Fernando Santana sabe da importância de vencer

O desafio do candidato Fernando Santana é enorme. Uniu em torno de sua candidatura a maior força política da história de Juazeiro do Norte. Os principais líderes estão apoiando o nome de Fernando para impedir à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra. A lista é extensa, envolve deputados federais, como Yury do Paredão, estaduais como Davi Macedo e vários exprefeitos como Raimundão, Arnon Bezerra, Luiz Ivan, além do vice-prefeito Giovanni Sampaio, empresários Gilmar Bender e Nelinho Freitas, dezessete dos vinte um vereadores da Câmara Municipal, e uma frente com treze partidos, podendo ser ampliada para quinze, com a provável adesão da Federação PSOL-Rede em Juazeiro do Norte, além da maioria esmagadora dos 46 deputados estaduais e 22 federais cearenses. Feliz com essa união em torno de seu nome, e ciente de seus desafios, Fernando Santana disse que “esse é o time de Lula na terra de Padre Cícero. Eu sou de Juazeiro e aqui é o meu lugar. Gratidão por tudo e por todos. O meu coração está transbordando de alegria e emoção”. Presentes na convenção de Fernando, Elmano e Camilo discursaram dizendo que a sua vitória representará uma forte mudança na qualidade de vida do povo juazeirense.

Guilherme comemora a maior convenção

O prefeito Guilherme Saraiva ganhou o primeiro embate eleitoral em Barbalha. No duelo das convenções, a de Guilherme foi a maior de todas as eleições do Município. O evento de Guilherme superou com folga a movimentação do seu adversário, Antonio Neto. Outro fato a ser destacado era o entusiasmo dos militantes presentes à festa de homologação da candidatura à reeleição do prefeito Guilherme. Numa prova de seu prestígio, tanto o governador quanto o ministro Camilo estiveram presentes e discursaram. Camilo estava eufórico com a alegria do público: “ Para a minha querida Barbalha seguir avançando, estamos com Guilherme e Everton! Não tenho dúvidas de que vocês são a melhor opção para seguir trabalhando por mais oportunidades e mais qualidade de vida para os barbalhenses. Que Deus os abençoe nesta caminhada. Contem conosco!”. Governador Elmano defendeu um novo mandato para o prefeito Guilherme, por seu amor ao povo de Barbalha. “ Guilherme é um exemplo de administrador, que respeita sua gente”. Quem também prestigiou Guilherme foi o deputado Fernando Santana, que sente orgulho do trabalho realizado durante os últimos quatro anos, para desenvolver Barbalha.

Lula confirma presença na reta final da campanha

O ministro Camilo provou de seu prestígio com o presidente Lula, ao trazê-lo para lançar Evandro Leitão à prefeitura de Fortaleza. Fora Evandro, Lula só esteve em uma única capital, a do candidato Guilherme Boulos, em São Paulo. Fora essas duas cidades, Lula foi a seu berço político, São Bernardo do Campo. Na sua passagem pelo Ceará, Lula e Camilo acertaram que, no mês de setembro, o presidente Lula cumprirá uma agenda eleitoral para prestigiar às campanhas de Fernando Santana, André Barreto e Guilherme Saraiva. Nessa viagem, Lula também fará um comício com Evandro em Fortaleza, e Ilo Neto, no Iguatu. Esse Interesse do presidente Lula com as eleições no Crajubar mostra a importância que Camilo está dando a essas disputas eleitorais. Camilo sabe que sua popularidade, hoje, é nacional como ministro da Educação, e um plano”b” de Lula, para uma disputa presidencial, em caso de desistência da reeleição do atual presidente da República. Contudo, o seu prestígio no Ceará nasceu no Cariri, e na região, Camilo continua sendo o maior eleitor. Ultrapassa com boa vantagem até mesmo a Lula. Sabedor, que é fundamental eleger aliados na maioria esmagadora dos 29 municípios do Cariri, Camilo se dedicará de corpo e alma a essas campanhas. Não apenas com a sua presença em eventos de ruas e comícios, mas ouvindo e dando sugestões sobre os rumos a serem adotados nessas difíceis disputas de Juazeiro, Crato e Barbalha. Apesar de Camilo também está muito atento às outras eleições do Cariri.

Provocações a Camilo só prejudicam a democracia

Conhecido pela sua calma e ponderação, o ministro da Educação, Camilo Santana, ia perdendo a paciência diante da investida da oposição cratense. Se conteve, porque percebeu a provocação, de quem não privilegia a democracia, e faz tudo para obter vantagens políticas, a qualquer preço. Esse modelo, inspirado no autoritarismo, deve ser banido da política cearense. A base aliada de Crato estava certa, ao prever, em denúncia feita à Polícia Federal, que haveriam tentativas de conturbar a convenção do PT local. A ameaça da oposição se confirmou através de um pré-candidato a vereador pelo PL, que se passou por jornalista e começou a fazer perguntas agressivas e provocativas ao ministro Camilo e até a pessoas que estavam próximas. Camilo se saiu por cima, ao sugerir que o militante, que se declarou da extrema direita, fosse estudar. E respeitasse a democracia. O militante já foi identificado e pode sofrer um pedido de exclusão do processo eleitoral. Se resolver abrir a boca para apontar quem o mandou fazer esse trabalho sujo, pode até comprometer a imagem dos tutores do jovem candidato do PL. Nem o candidato André Barreto, nem o prefeito Zé Ailton Brasil não se manifestaram, porém o PT-Ceará está ciente que a campanha no Crajubar será recheada de baixaria e agressões verbais. A Justiça Eleitoral deve estar atenta.

Pedro Lobo derrotado com indicação de Leitão Moura

Os protestos dos partidos da base aliada do governo Elmano de Freitas, em Crato, acabou sendo maior que a tentativa do PT de impor uma chapa pura. Como sempre, a última palavra foi do ministro Camilo Santana, que apresentou uma pesquisa mostrando a viabilidade do nome do promotor aposentado Leitão Moura. Claro que pesou a favor de Leitão os apelos do senador Cid Gomes e do ex-deputado estadual, Eudoro Santana, pai de Camilo e presidente do PSB no Ceará. A maioria saiu satisfeita. O anúncio, feito na quinta-feira (1º) , ficou a cargo do candidato a prefeito André Barreto. Nas redes sociais, André, Leitão e o prefeito Zé Ailton reforçaram a unidade da base aliada e o quanto a chapa passa a ter representatividade mais ampla. Mas, para que a indicação fosse consensual , o vereador Pedro Lobo foi convencido a retirar a pré- -candidatura , aceitasse o desgaste sofrido. André Barreto e Leitão Moura foram homologados em convenção no sábado (03).

LINKS PATROCINADOS