Chuvas fortes alagam ruas e prédios e deixam moradores desalojados em Canindé
A água invadiu imóveis públicos e residenciais
(Foto: reprodução/vídeo)
29/01/2026 11:28
As fortes chuvas registradas em Canindé provocaram alagamentos em diversas áreas do município e deixaram moradores desalojados. Até o momento, não há confirmação oficial do número de pessoas desabrigadas. O maior volume de precipitações ocorreu entre a tarde e a noite da quarta-feira (28), com registros de chuva intensa em curto intervalo de tempo.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo informações preliminares, um temporal de aproximadamente 40 minutos acumulou 115 milímetros, contribuindo para o transbordamento de áreas urbanas e a invasão de água em imóveis públicos e residenciais. Entre os pontos atingidos está o prédio da Secretaria de Saúde de Canindé, que ficou completamente alagado. Imagens e relatos apontam ainda ruas cobertas pela água e dificuldades de circulação em diversos trechos, em especial nas regiões com drenagem insuficiente.
Dados pluviométricos indicam acumulados de 119,3 milímetros na sede do município, 56,3 mm no posto São Bernardo e 22,6 mm no posto Esperança. Apesar dos números chamarem atenção, meteorologistas destacam que esse tipo de ocorrência é frequente no período de pré-estação chuvosa no Ceará, fase caracterizada por maior instabilidade atmosférica.
Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado estava sob condições favoráveis a chuvas expressivas, com aviso meteorológico emitido para reforçar o cenário. As precipitações estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico formado nas camadas superiores da atmosfera, que favorece a formação de nuvens carregadas e aumenta a probabilidade de chuvas intensas.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Em Canindé, há registros de volumes ainda mais elevados para esta época do ano. Entre os maiores acumulados históricos no município estão 185 mm (24/01/2004), 147 mm (25/01/2011), 135 mm (08/01/2002), 130 mm (24/01/2004) e 126 mm (24/01/2004).
Confira os vídeos dos estragos causados pelas chuvas em Canindé: