Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Chuvas em março atingem média histórica no Ceará, indica Funceme

Acumulado superou em 9,1% a média esperada para o período

(Foto: Marciel Bezerra/Funceme)

30/03/24 14:03

O mês de março alcançou a média histórica de precipitações no Ceará, conforme balanço parcial divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com as chuvas registradas entre a última sexta-feira (29) e este sábado (30), o acumulado superou em 9,1% a média esperada para o período.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Os dados indicam que março se aproxima dos registros de fevereiro, com 230,5 mm acumulados, considerado o melhor em 17 anos para aquele mês. No entanto, é pouco provável que supere março de 2023, que encerrou com 300,6 mm, cerca de 45% acima da média e o melhor dos últimos 15 anos.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A previsão da Funceme aponta chuvas em todas as regiões do estado até o domingo de Páscoa (31), atribuídas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) com o estado. Além disso, áreas de instabilidade do leste do Nordeste, efeitos de brisa (terrestre e marítima) e condições climáticas favoráveis devem contribuir para as precipitações. Diversas cidades, incluindo Morada Nova, Iguatu, Banabuiú e Tauá, registraram chuvas expressivas, com destaque para o Sertão Central e a região Jaguaribana, conforme levantamento da Funceme. Enquanto isso, em Fortaleza, a precipitação até o momento foi de 2 mm.

LINKS PATROCINADOS