Centro de Fortaleza vai ganhar ainda neste ano um novo modelo de Segurança

Plano foi apresentado pela Prefeitura aos membros da CDL, que receberam com otimismo

O Centro ganhará uma torre de segurança e monitoramento semelhante às já implantadas em cinco bairros da Capital, onde a violência caiu

23/02/19 10:06

A partir do meio do ano, o Centro de Fortaleza vai ganhar um moderno sistema de segurança que será implantado pela Prefeitura da Capital, em parceria com a Polícia Militar e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Uma torre de segurança vai monitorar toda a malha central com dezenas de câmeras e dela partirão as ações de prevenção e repressão aos delitos mais comuns na área, como furtos, arrombamentos de lojas e assaltos.  A Guarda Municipal vai contar com o apoio da PM nesta iniciativa e os próprios vigilantes dos estabelecimentos também, que serão treinados para a missão.

O Centro da cidade será dividido em quatro quadrantes e em cada um deles haverá homens da PM e da Guarda Municipal atuando em motocicletas (durante o dia) e em viaturas (durante a noite e a madrugada). A área a ser policiada compreende o quadrilátero formado pelas seguintes vias: ao Norte pela Rua Senador Jaguaribe, ao Sul, Avenida Domingos Olímpio. A Leste pela Avenida Dom Manuel e a Oeste pela Avenida Imperador.

Dentro deste perímetro haverá ainda o apoio de quatro postos já instalados da Guarda Municipal de Fortaleza. São cabines blindadas instaladas em praças como a da Lagoinha e do Coração de Jesus.  O trabalho será realizado durante 24 horas e faz parte do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), idealizado e coordenado pelo vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM).  O PMPU foi criado no ano passado para prevenir e reprimir a violência nos bairros considerados mais violentos da Capital cearense e já mostra grandes resultados nos cinco bairros onde foi implantado: Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará e Caça e Pesca.

Receptividade

O plano para a implantação do novo modelo de segurança para o Centro  da Capital cearense foi apresentado aos membros da CDL pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) e pelo vice-prefeito e coordenador do PMPU, Moroni Torgan, na última quinta-feira, e teve grande receptividade por parte dos empresários.

Na ocasião, Roberto Cláudio também assinou a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da Rua Liberato Barroso, à exemplo do que já ocorreu na Rua Guilherme Rocha.

LINKS PATROCINADOS