Cearense Otávio Luiz Rodrigues Jr. é empossado como membro do CNE
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Cearense Otávio Luiz Rodrigues Jr. é empossado como membro do CNE

A cerimônia foi comandada pelo ministro Camilo Santana

(Foto: Luís Fortes/MEC)

13/08/2024 18:23

O advogado cearense Otávio Luiz Rodrigues Júnior foi empossado nesta terça-feira (13) como novo membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Além dele, outros 12 indicados também foram empossados. O evento aconteceu no Auditório Anísio Teixeira, localizado na sede do CNE, em Brasília. A cerimônia foi comandada pelo ministro Camilo Santana e contou com diversas autoridades, como parlamentares, presidentes de entidades e ministros de tribunais.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O Conselho Nacional de Educação tem atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro da Educação. Os empossados são representantes da sociedade civil com amplo reconhecimento nas áreas de educação, ciência e cultura. "Vocês chegam em um momento crucial, em que o nosso país precisa de reconstrução, da reafirmação de princípios e de um olhar atento às necessidades educacionais. Estou confiante que, com competência e dedicação dos novos conselheiros, conseguiremos avançar nessas frentes, promovendo uma educação que seja de fato um direito de todos os brasileiros", destacou Camilo Santana em discurso de boas-vindas aos novos membros.  

Ainda durante o discurso, Camilo afirmou que a atuação do conselho tem sido fundamental para os avanços tanto na educação básica quanto na superior. Contudo, ele pontuou que o CNE tem enormes desafios a serem enfrentados, como a avaliação e o monitoramento do Plano Nacional da Educação (PNE), que foi encaminhado ao Congresso Nacional e deverá ser votado ainda neste ano. Outros pontos destacados pelo ministro foram a elaboração das diretrizes nacionais para o ensino médio, a discussão sobre a qualidade da educação a distância e a regulação dos cursos de ensino superior, por exemplo os de medicina.  

Siga o canal do CN7 no Telegram

Além do cearense, também foram indicados para o conselho do CNE: Antonio Cesar Russi CallegariCleunice Matos RehemGastão Dias VieiraGivânia Maria da SilvaHeleno Manoel Gomes de Araújo FilhoIsrael Matos BatistaMaria do Pilar LacerdaMariana Lúcia Agnese Costa e RosaCelso NiskierLudhmila Abrahão HajjarMaria Paula Dallari Bucci; e Mônica Sapucaia Machado.

Ao todo, o CNE conta com 24 conselheiros, sendo 22 representantes da sociedade civil e dois membros natos do MEC: os secretários de Educação Básica e de Educação Superior.  

LINKS PATROCINADOS