Cearense Marlos Costa é empossado como presidente da ENBPar - CN7

Cearense Marlos Costa é empossado como presidente da ENBPar

A solenidade contou com a presença de autoridades

Cearense Marlos Costa é empossado como presidente da ENBPar

(Foto: divulgação)

23/07/2025 10:30

O cearense Marlos Costa foi empossado como novo presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), em cerimônia realizada nesta terça-feira (22), em Brasília. A solenidade contou com a presença de autoridades.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Marlos chega à presidência da ENBPar após serviços prestados ao Nordeste, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde era superintendente regional. Antes, trabalhou na superintendência na Funasa, onde ajudou a levar água e saúde para milhares de cearenses.

Sobre a empresa

A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A (ENBPar) é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Constituída em 2022, tem o objetivo de manter sob o controle da União a operação de usinas nucleares e outras funções atribuídas à Eletrobras antes de sua privatização.

Além da Eletronuclear, responsável pela operação das usinas de geração de energia termonuclear Angra 1 e Angra 2 e pela conclusão das obras da usina Angra 3, a ENBPar tem sob seu controle a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que atua no “ciclo do combustível nuclear”, que inclui a mineração, o beneficiamento, o enriquecimento do urânio e a fabricação do combustível que abastece as usinas da Eletronuclear. A ENBPar divide o controle de Itaipu Binacional com a autarquia paraguaia ANDE (Administração Nacional De Eletricidade).

Ainda sob responsabilidade da ENBPar estão a gestão de políticas públicas como o Programa Luz para Todos, de universalização da oferta de energia elétrica, os contratos do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) e as ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A empresa também é responsável pela gestão de bens da União anteriormente sob administração da Eletrobras (BUSA) e por contratos do Fundo Reserva Global de Reversão (RGR), assinados antes de 17 de novembro de 2016 (reversão, encampação, expansão e melhoria dos serviços públicos de energia elétrica).

Siga o canal do CN7 no Telegram

A ENBPar tem como principais fontes de receita as geradoras de energia Itaipu e Eletronuclear, sem depender de recursos do Tesouro Nacional. A empresa investe em energia limpa, sem emissão de carbono, e promove projetos de desenvolvimento econômico-social combinados com responsabilidade ambiental.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS