Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Cearense conhecido como “Cangaceiro Trader” é preso em SP durante operação do MPCE

Captura foi realizada em uma casa de condomínio de alto padrão

(Foto: reprodução/MPCE)

14/12/23 17:14

Conhecido como “Cangaceiro Trader” ou “Canga”, o cearense Francisco Emanuel Pereira dos Santos foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (14), durante a Operação Terra Prometida, realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC), em parceria com o GAECO do MP de São Paulo e com o Departamento de Operações Especiais Estratégicas (DOPE), da Polícia Civil paulista. A captura foi realizada em uma casa de condomínio de alto padrão, no município de Carapicuíba, em São Paulo. Durante as buscas, a polícia apreendeu equipamentos, eletrônicos, blocos de anotações, veículo e relógios de luxo. Ele é suspeito de praticar lavagem de dinheiro, estelionato e crimes contra a economia popular.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

“Canga” se apresenta como “trader de maior reconhecimento mundial”. Ele possui mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, onde oferece cursos para “alavancagem de contas” em operações binárias, prometendo lucros acima da média de outros investimentos. Após investigações, no entanto, ficou constatado que as promessas tratavam-se de fraude.

Investigação

Durante as investigações, o NUINC identificou vítimas do esquema nos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nos depoimentos, elas relataram como funcionava o golpe em detalhe. Uma das operações fraudulentas que mais chamou atenção era a chamada “quebra da banca”. Quando o investimento em determinadas ações da bolsa fracassava, o trader se apropriava do dinheiro dos clientes e repassava parte para uma corretora parceira.

Esses fatos foram comprovados pela análise da medida cautelar de quebra de sigilo bancário e fiscal deferida pelo juízo da 11ª Vara Criminal de Fortaleza. Também ficou evidente uma movimentação milionária em suas contas, bem como a ocorrência de diversas tipologias de lavagem de dinheiro, como a conversão de moeda em criptoativos, com fins de mascarar a sua origem ilícita do dinheiro.

Em razão da grande quantidade de vítimas, o NUINC pediu o sequestro de cerca de R$ 6 milhões das contas do investigado como medida cautelar para salvaguardar o patrimônio das pessoas que foram prejudicadas pelos “golpes”. O MP estima que as fraudes aplicadas contra os clientes das operações ultrapassem o valor de R$ 10 milhões.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O nome da Operação “Terra Prometida” faz alusão ao significado da palavra, de origem hebraica, zion, nome da empresa de titularidade de Emanuel Santos, Zion Investimentos Ltda. No caso investigado, “Canga”, na condição de “coach”, prometia uma série de vantagens inimagináveis às vítimas, as quais nunca se cumpriam.

O que é o trader?

Trader é o nome atribuído ao investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado. Basicamente, ele busca ganhos financeiros realizando a compra e a venda de ações ou outros ativos negociados em Bolsa. 

Com informações do portal do MPCE.

LINKS PATROCINADOS