Cearábia mistura culturas nordestinas e árabe através da dança e da música
Espetáculo chega ao Dragão do Mar para única exibição no próximo domingo, às 19h, proporcionando uma verdadeira viagem sensorial desde a antiga Mesopotâmia até os sertões nordestinos
 
        14/08/2018 16:19
        
        O espetáculo cênico-musical Cearábia chega ao Anfiteatro do Dragão do Mar no próximo domingo (19) para uma única apresentação, às 19h unindo dança e música em uma linguagem inovadora, somada a um figurino bastante elaborado, contando com cerca de 150 peças trazidas de várias partes do mundo, sementes de árvores brasileiras, rendas cearenses, algodão e chapéus de couro com estrelas. Cearábia percorre as origens da miscigenação cultural, étnica e religiosa através da música e da dança, expondo traços das culturas islâmica, judaica, cigana, cristã, africana e indígena.
Idealizado e criado pela bailarina Lenna Beauty com o músico e produtor Yury Kalil e dirigido por Cristiane Azem, o espetáculo CEARáBIA estreou em 2012 em São Paulo, mas em 2017 passou por um processo de formação criativa, ganhando um novo formato. Em vez de uma bailarina em cena, passou a contar com um coletivo de mulheres artistas, totalizando 20 bailarinas, todas de diferentes idades e ocupações, profissionais da dança ou não, mas que se conectam através do coração e da alma.
Fugindo de todos os lugares-comuns, CEARáBIA apresenta as duas artes - dança e música - com pesos equivalentes, levando ao palco um grupo de mulheres que tecem uma narrativa histórica sobre a fusão cultural entre o Oriente e o Nordeste brasileiro, trazendo personagens míticos como a Sacerdotisa de Ur, Sherazade, Iracema e Maria Bonita, que simbolizam as culturas miscigenadas retratadas nas canções.
A banda
Mesclando baião com antigas melodias judaicas, passando por tradicionais hinos ciganos em rock'n'roll e guitarras distorcidas, a banda formada para as apresentações do CEARáBIA é composta por Yury Kalil (bateria, direção musical e composições), Fernando Catatau (guitarra), Milton Ferreira (baixo) e Bruno Rafael (guitarra). Juntos eles criam uma linguagem musical inovadora e criativa que mescla a magia da Espanha e do Oriente com o swing afro-brasileiro e a sonoridade do sertão, criando um leque de infinitas possibilidades que une o Velho e o Novo Mundo.
A trilha sonora original, é tocada ao vivo, criando, junto com as bailarinas e demais elementos do espetáculo, uma atmosfera mística e sinestésica. As diversas similaridades entre o Nordeste, a Península Ibérica e o Oriente são notadas nos ritmos, cantos, rituais e trajes, fazendo com que o espetáculo viaje no tempo e no espaço.
Serviço: CEARáBIA
Dia 19 de agosto de 2018, às 19h, no Anfiteatro do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza - CE).
Telefone: (85) 3488 8600 / (85) 3488 8608.
Entrada: R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).    
    
    
            Publicidade
            
        
    