sete dias sem medo da notícia
Cepa indiana
Ceará registra primeira morte causada pela variante Delta da Covid-19
O caso foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado nesta terça
(Foto: Michael Dantas/AFP)
Por : Redação CN7
31/08/21 18:21

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou nesta terça-feira (31) a primeira morte no Ceará de um paciente diagnosticado com variante Delta da Covid-19. A vítima é um homem, que residia em Fortaleza, tinha 45 anos e possuía um quadro de obesidade. O óbito aconteceu no último domingo (29).

Segundo informações da Sesa, ele não estava vacinado contra a doença. A vítima estava internada em um hospital particular de Fortaleza desde o dia 6 de agosto. Até o momento, o Ceará possui 96 casos confirmados da variante Delta da Covid-19. Os casos estão distribuídos em 24 municípios.

Do total de casos registrados da variante Delta, 96, apenas 28 estão vacinados contra o coronavírus com, pelo menos, uma dose. O número representa 29%. Destes, 16 foram imunizados com as duas doses ou dose única, no caso da Janssen. Segundo rastreamento da Sesa, 26 pacientes infectados com a cepa relataram não não ter viajado para fora do estado recentemente, indicando que há transmissão comunitária no Estado.

“Outra medida importante com a chegada da variante Delta no Estado, inclusive com circulação comunitária, é o reforço do protocolo sanitário, com uso de máscara, álcool 70%, higiene frequente das mãos, além de evitar aglomeração”, reforçou o secretário de Saúde Marcos Gadelha.

A chegada da cepa no Ceará

Os primeiros casos da variante Delta no Ceará, 25, ao todo, foram registrados em viajantes que desembarcaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Os casos foram identificados no Centro de Testagem de Covid-19 para Viajantes. Os outros 71 foram confirmados pela Vigilância Estadual ou por amostras encaminhadas por hospitais e municípios à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará.

Dos 96 casos confirmados, 51 são de mulheres e 45 de homens com faixa etária variando entre 20 e 39 anos de idade.

LINKS PATROCINADOS