Ceará pactua 32 mil matrículas em escolas de tempo integral para 2024-2025
Dados foram divulgados pelo MEC

INAUGURACAO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO JOHNSON NO BAIRRO LUCIANO CAVALCANTE; FOTOS MARCOS STUDART
11/12/2024 13:00
O estado do Ceará oficializou a pactuação de 32 mil matrículas em escolas de tempo integral após o período de redistribuição de matrículas do segundo ciclo do Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). Deste total, 10.853 vagas foram destinadas à rede estadual, enquanto os municípios cearenses assumiram a responsabilidade por 21,1 mil matrículas.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Com a adesão de 100% das 184 redes municipais de ensino, o Ceará reforça o compromisso com a ampliação da educação em tempo integral, alinhando-se à meta nacional de expansão dessa modalidade de ensino.
Desempenho no Nordeste e no Brasil
Na região Nordeste, o planejamento totalizou 293.938 matrículas de tempo integral para o período de 2024-2025. As redes estaduais da região pactuaram 113.620 vagas, enquanto as municipais assumiram 180.318. Dos municípios nordestinos, 97,8% das redes de ensino participaram do planejamento, representando 1.753 adesões.
Em âmbito nacional, o Programa Escola em Tempo Integral alcançou 943.248 matrículas pactuadas por 5.097 municípios, estados e pelo Distrito Federal, correspondendo a 92,8% das vagas ofertadas.
Sobre o Programa Escola em Tempo Integral
Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o Programa Escola em Tempo Integral visa induzir a criação de matrículas em todas as etapas e modalidades da educação básica. A iniciativa é parte da estratégia para cumprir a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, estabelecida pela Lei nº 13.005/2014.
Siga o canal do CN7 no Telegram
No primeiro ciclo do programa, executado entre 2023 e 2024, foram declaradas 965.121 matrículas de tempo integral em todo o país. Até 2026, a meta do governo federal é apoiar a criação de 3,2 milhões de novas matrículas, fortalecendo a educação pública e ampliando o acesso a uma jornada escolar mais extensa.