CE lidera ranking nacional de crianças alfabetizadas na idade certa - Cn7 - Sem medo da notícia

CE lidera ranking nacional de crianças alfabetizadas na idade certa

Dados foram apresentados durante Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

CE lidera ranking nacional de crianças alfabetizadas na idade certa

INAUGURACAO CEI JAIBARAS EM SOBRAL. (Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)

28/05/2024 15:20

De acordo com relatório apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (28), durante reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em Brasília, o Ceará é o único estado brasileiro a ter mais de 80% das crianças alfabetizadas na idade certa. A solenidade contou com as presenças do presidente Lula, do ministro Camilo Santana, e de governadores, incluindo o governador Elmano de Freitas.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"Esses dados mostram que estamos no caminho certo. Mas ainda temos muito a avançar. O Governo do Ceará não tem medido esforços e nem recursos para fazer a nossa educação crescer cada vez mais. Investir em educação é a garantia de um estado mais justo, humano e igualitário", destacou Elmano de Freitas.

Ainda de acordo com o relatório do MEC, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2° ano do ensino fundamental. Com o resultado, o Brasil recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de Covid-19.

O indicador, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, foi calculado a partir do alinhamento nacional dos dados consolidados pelas avaliações aplicadas nos estados em 2023. O programa foi lançado pelo MEC no ano passado, com o intuito de garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do Brasil.

Siga o canal do CN7 no Telegram

O Compromisso contou com R$ 1 bilhão em investimento para apoiar estados, municípios, a fim de assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2° ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

Publicidade
sesc

LINKS PATROCINADOS