Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Ceará inicia campanha de vacinação contra poliomielite

Campanha de vacinação contra Poliomielite só iniciará no resto do país na segunda, 27

(Foto: John Moura/Sesa)

25/05/24 9:00

O Ceará inicia, neste sábado (25), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Realizada pelo Ministério da Saúde, a campanha irá começar de forma antecipada no Estado, uma vez que no resto do Brasil só será iniciada na próxima segunda-feira (27), com encerramento previsto para 14 de junho.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

“No dia D, estaremos com a vacina oral e injetável contra a paralisia infantil disponível para as crianças menores de 5 anos. É importante que os responsáveis levem as crianças mesmo que acreditem estar com o esquema vacinal completo, porque os profissionais de saúde irão fazer uma checagem para dar o reforço da vacina, caso seja necessário e também conferir se as vacinas estão em dia”, explicou Ana Karine Borges, titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Secretaria da Saúde do Ceará.

A intenção é alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal em todo o Estado. Segundo a gestora, entre os objetivos do dia D estão, além de iniciar a campanha da pólio, “aproveitar os últimos dias da campanha nacional de vacinação contra influenza, reforçar o esquema vacinal contra a covid-19 com vacina atualizada, XBB, além de atualizar o esquema de vacinação da população em geral, conforme calendário nacional”.

Também chamada de paralisia infantil ou pólio, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda irreversível causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Mobilização deve ocorrer em todo o Estado

No Dia D, o Governo do Ceará irá abrir o Vapt Vupt do Papicu, das 10h às 16h. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS). Nos municípios, a programação depende de cada secretaria de saúde.

O dia D também vai contemplar a aplicação de outras vacinas, como a da gripe. A campanha que teve início no Ceará no dia 11 de março obteve 1.349.713 doses aplicadas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 38,19%, segundo dados do LocalizaSUS.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O percentual de 38,19% é abaixo do esperado. Desta forma, a Sesa orienta que as pessoas procurem os postos de saúde dos municípios para tomar a dose de imunizante contra a influenza. Desde o dia 29 de abril, o imunobiológico está disponível para todos os públicos no estado.

LINKS PATROCINADOS