sete dias sem medo da notícia
Conquista
Ceará fecha negócio com Amazon para sediar servidores de internet da empresa
Anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana nas redes sociais
Momento em que anuncio foi feito no Palácio da Abolição
Por : Redação CN7
23/09/21 10:51

O Ceará vai sediar o terceiro edge location no Brasil da Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon.com. O anuncio do projeto foi realizado hoje (23) pelo governador Camilo Santana e por Jeffrey Kratz, gerente-geral da AWS para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe. Com a unidade cearense, localizada em Fortaleza, a empresa oferecerá conectividade segura, confiável e de alto desempenho para o resto da rede global da AWS e suporte para serviços, incluindo Amazon CloudFront e AWS Global Accelerator.

“Queremos fazer do Ceará o primeiro governo 100% digital do Brasil, e a parceria com a AWS é fundamental para atingirmos este objetivo. O Ceará é o segundo maior ponto de conectividade de cabos de fibra óptica do mundo e temos investido em conectividade para todos os municípios do estado. Fico muito feliz que o nosso estado possa fazer parte da rede global da AWS por meio deste edge location”, afirmou o governador Camilo Santana. Além dele, participaram do encontro com diretores da AWS os secretários Mauro Filho (Planejamento e Gestão), Maia Júnior (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Flávio Jucá (Projetos Especiais da Casa Civil) e Lassance de Castro (presidente da Etice).

“Estamos felizes em continuar expandindo nossa presença e investimentos no Brasil em resposta ao feedback dos clientes, trazendo tecnologias de nuvem ainda mais avançadas para clientes em toda a América Latina”, destacou Jeffrey Kratz. “Empresas de todos os tamanhos e em todos os setores, incluindo organizações do setor público e instituições educacionais, poderão desfrutar da baixa latência e das altas taxas de transferência de dados fornecidas pelo novo edge location da AWS no Ceará.”

Mais eficiência

A AWS projeta melhoria de até 18% na latência dos dados entregues por meio do edge location. Ele se integra a outras duas implementações de edge no País e conecta o Brasil à infraestrutura global da AWS, que é projetada e construída para fornecer o ambiente de computação em nuvem mais seguro, confiável e escalável com desempenho de rede de alta qualidade.

O novo edge location da AWS traz um conjunto completo de benefícios fornecidos pelo Amazon CloudFront, um Content Delivery Network (CDN) altamente seguro que acelera a entrega de dados, aplicações de vídeo e APIs para usuários em todo o mundo. Ao armazenar o conteúdo em cache em edge locations no Brasil, os clientes da AWS podem se beneficiar de melhor desempenho, segurança de rede e proteção no nível de aplicação. O Amazon CloudFront também protege dados confidenciais na edge com protocolos, criptografia e certificações de conformidade, que complementam a proteção fornecida por meio da integração com o AWS Shield para defesa contra ataques de negação de serviço (DDoS) e AWS Web Application Firewall (WAF) para fornecer proteção de rede. O Amazon CloudFront se integra aos serviços da AWS, incluindo Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Elastic Load Balancing e Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) como origem das aplicações. Também há suporte para processamento serverless a ser executado próximo aos usuários finais para personalização com [email protected]

A iniciativa oferecerá ainda suporte ao AWS Global Accelerator (AGA), um serviço que aperfeiçoa a disponibilidade e o desempenho do tráfego dos usuários finais usando a infraestrutura de rede global da AWS. Quando a Internet está congestionada, as otimizações de roteamento automático do AGA ajudam a manter a perda de pacotes, o jitter e a latência baixos. A experiência do usuário aprimorada e ainda mais segura com o lançamento da infraestrutura local da AWS ajudará empresas e organizações governamentais no Brasil, incluindo setores de educação, mídia e entretenimento, jogos, saúde, finanças e e-commerce a trazer inovação mais rapidamente a seus clientes.

Parceria com o Ceará

AWS tem um compromisso de longo prazo com o Estado do Ceará e tem trabalhado com organizações governamentais para fornecer os melhores serviços em nuvem para atender às suas demandas mais urgentes. Em novembro de 2020, a AWS e o Governo do Ceará, por meio da Empresa Estadual de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), firmaram um acordo de colaboração para a criação do primeiro Centro de Competência em Transformação Digital do Brasil.

Por meio do novo centro, a AWS está oferecendo os programas AWS Educate e AWS Academy para alunos e professores universitários, bem como colaboração com universidades estaduais para desenvolver e aprimorar a pesquisa acadêmica usando a nuvem da AWS e qualificação governamental em transformação digital. Além disso, a empresa também oferece os programas AWS EdStart e AWS Activate para acelerar startups na região.

Com esse investimento, a infraestrutura global da AWS incluirá mais de 226 pontos de presença (PoP) em 91 cidades em 47 países.

LINKS PATROCINADOS