Ceará está com 91% dos leitos de UTI ocupados em decorrência da Covid-19
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Ceará está com 91% dos leitos de UTI ocupados em decorrência da Covid-19

Segundo ranking divulgado pelo jornal O Globo neste sábado (13)

13/02/2021 8:48

O Ceará está na terceira posição entre os estados brasileiros com a maior taxa de ocupação de leitos de UTI em decorrência da pandemia da Covid-19, perdendo apenas para Rondônia (2º) e para o Acre (1º). Com 457 leitos ocupados, o Estado atinge a marca de 91% de ocupação, segundo ranking divulgado pelo jornal O Globo neste sábado (13).

O ranking mostra que o Ceará está empatado em porcentagem com o estado de Goiás, ambos com 91%. Porém, os dois estados superam outros estados como o Amazonas (88%), que viveu uma crise em decorrência da Covid-19, São Paulo (67%) e Rio de Janeiro (60%). Entretanto, se for levado em consideração apenas o número de leitos ocupados, o pior quadro é o de São Paulo com 2.300 leitos ocupados, seguido por Rio Grande do Sul com 1.435 e Minas Gerais com 1.356.

Ceará em alerta

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em transmissão ao vivo pelo Facebook na tarde desta sexta-feira (12), alertou para a crescente demanda de novos casos da Covid-19 em todo o Estado que, consequentemente, aumenta a necessidade de mais leitos de UTI. Atualmente, o Ceará está com 491 vagas disponíveis exclusivamente para receber pacientes com a doença. "Está havendo uma crescente demanda da assistência de hospitalização de doentes com Covid-19", disse. Ainda na Live, Camilo anunciou que vai aumentar para 703 o número de leitos de UTI exclusivos para o tratamento do coronavírus. "Estamos fazendo isso aqui na capital, onde está acontecendo o maior número de casos, mas também estamos fazendo nos nossos hospitais do interior. Já estamos aumentando em Sobral, no Cariri, no Sertão Central", completou.

O secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, revelou que o Ceará está próximo a 70% do total do ápice da pandemia, que foi registrada entre os meses de abril e maio de 2020. "Isso chama atenção para que a gente reforce as recomendações e reduza os riscos de contaminação. O isolamento é importante em vários aspectos", alertou. Segundo o boletim divulgado pela pasta, somente em Fortaleza o número de óbitos pela Covid-19 aumentou 136,4% em relação a semana anterior. Em todo o Estado, houve um crescimento de 35,7% entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro.

Leia mais: Número de casos da Covid no Estado está próximo ao do pico da doença

LINKS PATROCINADOS