Ceará continua entreposto do narcotráfico na rota entre América do Sul e Europa
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Ceará continua entreposto do narcotráfico na rota entre América do Sul e Europa

Apreensões de cocaína no Porto do Pecém e no aeroporto de Fortaleza são rotineiras

As rotas do narcotráfico têm como destino o Ceará, de onde os carregamentos seguem para a Europa e África

05/02/2021 10:35

Quatro grandes apreensões de drogas realizadas em menos de uma semana  no Ceará somaram cerca de 65 quilos de entorpecentes, o que reforça a informação de que o Ceará chega a 2021 como um dos estados brasileiros com maior intensidade de entrada e saída de entorpecentes produzidos na América do Sul, através de carregamentos de cocaína oriundos de países vizinhos.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital,  e o Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, tornaram-se dois grandes alvos dos narcotraficantes interessados em enviar para a Europa e parte da África as drogas produzidas na América Latina. Seja através de embarcações como navios de grandes calados, ou em voos internacionais, as drogas (principalmente cocaína), produzidas na Colômbia, Peru e Bolívia são embarcadas no Ceará e levadas para o continente europeu com escala em países africanos, como Moçambique e Cabo Verde.

Contudo, o trabalho policial de fiscalização tem sido constante e vem obtido êxito nas prisões de traficantes ou de suas “mulas” (pessoas pagas para transportar as drogas).

A PF informou, ontem (4), que, em menos de uma semana, mais de 50 quilos de drogas foram apreendidos nas operações do órgão no estado do Ceará.

Veja as últimas apreensões de drogas em grande escala no Ceará:

1 - Na última sexta-feira (29), agentes da Polícia Federal apreenderam no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional  Pinto Martins, um carregamento de 32 quilos de cocaína. A droga estava escondida em ferramentas usadas na construção civil, como prumos. O destino da droga seria a Europa. O voo que levaria o carregamento de entorpecentes sairia do Brasil (através de Fortaleza) com escala em Moçambique antes de desembarcar em Lisboa.

2 – Na noite da última quarta-feira (3), a Polícia Federal apreendeu cerca de cinco quilos de cocaína  durante uma fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Havia 2,8 quilos da droga dentro de dois casacos e mais 2,4 quilos da droga no revestimento da mala. O passageiro dono das bagagens foi preso quando desembarcou de um voo procedente de Porto Velho (RO).

3 – Na tarde desta quinta-feira (4), agentes da Polícia Federal prenderam novamente no aeroporto, uma mulher de 20 anos, com 14 quilos de cocaína  escondidos em uma mala.  A apreensão ocorreu durante uma vistoria de rotina na sala de desembarque de voos domésticos (nacionais).  A “mula” havia desembarcado procedente de Campinas (SP).  A cocaína estava acondicionada em forma de “tijolos” entre cobertores e roupas e foi localizada por raio-x.

4 – Na tarde desta quinta-feira (4), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam duas mulheres que viajavam em um ônibus da linha Belém-Fortaleza. Nas malas das duas jovens havia cerca de  14,6 quilos de pasta-base de cocaína, avaliados em R$1,8 milhão. As “mulas” revelaram ter recebido as drogas em Goiânia (GO), passaram por Teresina (PI), mas acabaram presas em flagrante quando o coletivo foi interceptado pela PRF no quilômetro 221 da BR-222, no Município de Sobral, na Zona Norte do Ceará.

LINKS PATROCINADOS