O Governo de Camilo Santana ainda comemora os números divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), sobre conjuntura econômica de abril, que mostram o Estado cearense com a melhor situação fiscal do Brasil. De acordo com a pesquisa, o Ceará é proporcionalmente, o que mais investe no Brasil.
Para analisar a situação dos 27 estados, o estudo da Firjan considerou o nível de endividamento, o gasto com pessoal – que inclui gasto com previdência -, a disponibilidade de caixa (liquidez) e os investimentos públicos no ano passado. E o Ceará registrou resultados positivos em todos os critérios.
“Nesse estudo, a Firjan identificou que o estado com maior rigor fiscal, com maior equilíbrio financeiro entre as 27 unidades da Federação é o Ceará. Isso porque o Estado vem tomando duas medidas que são fundamentais: assegurar um controle rigoroso das despesas públicas e aumentar a receita, mesmo em uma situação de dificuldade. Quando a receita cresce e a despesa fica sob controle, vêm os investimentos. E o Ceará vem ampliando suas atividades em diversas áreas, como saúde, educação e segurança”, explicou o secretário da Fazenda, Mauro Filho.