Ceará antecipa vacinação contra gripe; Fortaleza inicia imunização nesta terça (1º) - Cn7 - Sem medo da notícia

Ceará antecipa vacinação contra gripe; Fortaleza inicia imunização nesta terça (1º)

A vacina da gripe protege contra três cepas do vírus (H1N1, H3N2 e B)

Ceará antecipa vacinação contra gripe; Fortaleza inicia imunização nesta terça (1º)

(Foto: reprodução/Instagram)

31/03/2025 17:54

O Governo do Ceará antecipou a vacinação contra a gripe, que começou a ser aplicada nesta segunda-feira (31) nos municípios cearenses. A medida ocorre antes da estratégia nacional, prevista para iniciar oficialmente no dia 7 de abril. Em Fortaleza, a campanha de imunização terá início nesta terça-feira (1º) nos 134 postos de saúde da cidade.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Público-alvo e doses disponíveis

A vacinação contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes. Além desses grupos, a imunização será ofertada a outros públicos prioritários, incluindo trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros e, pela primeira vez, funcionários dos Correios.

O Ceará recebeu mais de 800 mil doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote, com 244 mil doses, já foi distribuído aos 184 municípios. O segundo lote, com 629 mil doses, chegou ao estado no último sábado (29) e será repassado nesta semana. A meta estadual é vacinar 3.667.048 pessoas.

Em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu cerca de 62 mil doses para o início da campanha. Além dos postos de saúde, a vacina estará disponível nas salas de imunização dos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, das 8h às 16h.

Vacinação permanente

A partir deste ano, a vacina contra a influenza ficará disponível de forma contínua nos postos de saúde para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. A inclusão no calendário nacional visa ampliar a proteção desses grupos ao longo do ano, além das campanhas sazonais.

Segundo a coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, a vacinação é uma das principais medidas de prevenção contra a gripe. "Com um grande número de pessoas vacinadas em um curto período de tempo, poderemos interromper a cadeia de transmissão da influenza, evitando, além da doença, internações e óbitos", afirmou.

Em 2024, Fortaleza aplicou 800.598 doses da vacina contra a gripe. Destas, 514.501 foram destinadas aos grupos prioritários, o que representa 37,13% do público-alvo. A nova campanha tem como meta imunizar 90% dessas populações.

Proteção contra o vírus

A vacina da gripe protege contra três cepas do vírus (H1N1, H3N2 e B) e deve ser aplicada anualmente devido às mutações constantes do agente causador da doença. O imunizante pode ser administrado junto a outras vacinas, mas é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reação anafilática grave após doses anteriores.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto e, caso necessário, um comprovante que ateste a inclusão no grupo prioritário. A Secretaria da Saúde também prevê a realização de ações específicas, como vacinação em escolas e busca ativa de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV.

Publicidade
sesc

LINKS PATROCINADOS