sete dias sem medo da notícia
Caucaia zera o estoque para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19
O município aguarda o envio de novas remessas
Por : Redação CN7
06/04/21 18:28

O município de Caucaia anunciou nesta terça-feira (6) que zerou o estoque para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 e aguarda o envio de novas remessas. Os pontos fixos de vacinação e a intensificação do Drive-Thru alavancaram a Campanha de Vacinação na cidade.

Caucaia atingiu neste final de semana Vacinação: a marca de quase 6 mil idosos vacinados contra o coronavírus no município. Uma das estratégias adotadas e que vem ampliando o alcance da Secretaria de Saúde é o estabelecimento de pontos descentralizados de vacinação há mais de duas semanas. Durante a semana, a imunização acontece por agendamento nos Postos de Saúde ou com os Agentes Comunitários de Saúde. Já aos finais de semana, em ações de drive-thru, onde não é necessário agendamento.

Entre os públicos-alvo definidos como prioritários no plano de imunização, a cidade atingiu 87% da imunização. O resultado não leva em consideração o sub-dimencionamento da comunidade Quilombola. Para este público, o município recebeu 4.830 doses, enquanto tem cadastrado apenas 2.300 pessoas. Calculando o número real dos Quilombolas, Caucaia atingiu 93% de imunização, ou seja, ultrapassou a meta esperada pelo Governo do Estado.

Tendo doses apenas para a comunidade Quilombola e Profissionais da Saúde, agora, o município acende o alerta, já que praticamente zerou o estoque de imunizantes contra a Covid-19 para os idosos de 63 anos ou mais.

Agora, o município espera a chegada de um novo lote com doses de vacina que devem chegar ao estado do Ceará. O repasse é feito pelo Governo do Estado, através da central de distribuição. A previsão, com a chegada das novas doses para esta semana, deverá atender apenas ao total necessário para cumprir os agendamentos feitos até a próxima quarta-feira, 7.

Vacinação avançada

Desde o início da Campanha de vacinação, em fevereiro de 2021, Caucaia recebeu um total de 38.952 doses para serem distribuídas nas seguintes faixas prioritárias, conforme orientação do Estado: Idosos, Indígenas, Profissionais de Saúde, Quilombolas, e idosos em lares de longa permanência.

Com o total das doses recebidas, já se pode afirmar que 91% da população indígena de Caucaia já está imunizada. Assim como a população de idosos até 63 anos, que alcançou no último final de semana, 3 e 4 de Abril, quase 100% do total de idosos cadastrados no município. Outro dado importante nesse processo de imunização fica por conta da parcela de profissionais da saúde vacinados, 67% do total cadastrado.

LINKS PATROCINADOS