Caucaia e São Gonçalo viram referência nacional com data center

Será criado um novo ecossistema de desenvolvimento, promovendo a geração de empregos

Caucaia e São Gonçalo viram referência nacional com data center

16/01/2026 10:30

Com a implantação do primeiro data center sustentável de grande porte no Ceará, Caucaia e São Gonçalo do Amarante vão atrair os holofotes nacionais nos quesitos inovação e geração de emprego e renda na economia local. Previsto para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), o empreendimento representa um investimento estratégico de grande escala para o Ceará. Uma parceria das empresas OMNIA, Casa dos Ventos e ByteDance (detentora do TikTok).

A proposta é que o data center atue como indutor de um novo ecossistema de desenvolvimento, promovendo a geração de empregos, a capacitação de mão de obra local e a atração de novos negócios para Caucaia e São Gonçalo do Amarante. A iniciativa projeta crescimento econômico sustentável, com impactos positivos em cadeias complementares como hospedagem, serviços, lavanderias e desenvolvimento imobiliário, sempre com atenção aos critérios ambientais.

Veja pontos positivos

• O projeto deve gerar mais de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos na região.
• Oportunidades em execução civil, operação e manutenção de plantas elétricas e sistemas de automação, segurança, saúde e meio ambiente, logística e transporte, tecnologia, administração e serviços gerais.
• O projeto estabelece prioridade para moradores locais, com ampla divulgação das vagas, assegurando transparência, acesso e inclusão da população da região.
• Capacitação e formação: programas previstos no Plano de Contrapartidas para qualificar mais de 1.000 profissionais
• Aumento da demanda por serviços como alimentação, hospedagem, transporte, manutenção, comércio e serviços de apoio, fortalecendo o empreendedorismo e a economia de bairro.

Entenda

Data centers são instalações de alta segurança que concentram milhares de servidores responsáveis por processar, armazenar e proteger dados digitais utilizados diariamente por milhões de pessoas. Nesses ambientes operam sistemas que viabilizam o funcionamento da internet, como vídeos, mensagens, documentos, aplicativos e plataformas digitais essenciais à vida moderna.

Sopre o projeto

O projeto vem sendo conduzido para reforçar o compromisso da OMNIA com a transparência e o cumprimento rigoroso de todas as etapas de licenciamento ambiental e operacional junto aos órgãos competentes. Já foram obtidas autorizações essenciais, como a licença da SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará), o enquadramento e aprovação do empreendimento pela CZPE para instalação na ZPE Ceará, além de autorizações regulatórias e contratos para conexão em alta tensão .

A empresa mantém diálogo contínuo com autoridades e comunidades locais para assegurar que a implementação siga as melhores práticas de desenvolvimento sustentável, com foco no cuidado com as pessoas e na preservação do meio ambiente.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS