Cartéis Mexicanos estudam iniciar atividades no Brasil; Ceará já registrou uma prisão - CN7

Cartéis Mexicanos estudam iniciar atividades no Brasil; Ceará já registrou uma prisão

Em 2017 líder PF capturou um líderes da organização

Cartéis Mexicanos estudam iniciar atividades no Brasil; Ceará já registrou uma prisão

29/08/2023 9:06

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou nesta semana um relatória revelando indícios de que dois grupos de tráfico de drogas mexicanos estão explorando a possibilidade de iniciar operações no Brasil. Esses grupos são atraídos pelo elevado consumo de substâncias ilícitas no país e pelas rotas já estabelecidas para o tráfico. As informações a respeito foram obtidas e divulgadas por meio da Coluna do Paulo Cappelli, hospedada no portal Metrópoles.

Os cartéis mencionados no relatório da Abin são conhecidos como Sinaloa e Jalisco Nueva Generacíon (CJNG). Um líder do CJNG, identificado como Jose Gonzalez Valencia, apelidado de 'Chepa', foi detido pela Polícia Federal (PF) no Ceará em dezembro de 2017. Posteriormente, ele foi extraditado para os Estados Unidos em novembro de 2021 para enfrentar acusações de tráfico internacional de drogas.

Conforme detalhado no relatório da Abin, esses dois grupos criminosos estabeleceram uma parceria com uma facção criminosa originária de São Paulo, que tem atuação em todo o território brasileiro, inclusive no Ceará. O propósito dessa colaboração seria introduzir substâncias ilícitas no Brasil, aproveitando-se da alta demanda e das rotas já estabelecidas para o tráfico de drogas no país.

O intermediário entre a facção brasileira e o cartel mexicano é identificado como Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como 'Fuminho', de acordo com informações publicadas no site Metrópoles. Vale mencionar que 'Fuminho' também possui ligações com o Ceará, pois foi apontado pelo Ministério Público Estadual (MPCE) como o suposto mandante dos assassinatos dos líderes da facção paulista, Rogério Jeremias de Simone, conhecido como 'Gegê do Mangue', e Fabiano Alves de Souza, apelidado de 'Paca', ocorridos em fevereiro de 2015 em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O Cartel Jalisco Nueva Generacíon surgiu como uma dissidência do Cartel Sinaloa em 2007 e ganhou notoriedade devido à sua brutalidade contra rivais e agentes de segurança. Embora tenha se destacado no tráfico de drogas, enviando grandes quantidades de cocaína e drogas sintéticas para os Estados Unidos, a pressão intensificada contra o narcotráfico no México tem levado esses grupos criminosos a buscar novos territórios para suas atividades.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS