Cariri leva vantagemna briga pela Assembleia
O mandato do presidente Evandro Leitão só tem 60 dias, entretanto a sua sucessão está aberta nos bastidores da Assembleia do Ceará. Hoje, há quatro deputados estaduais se credenciando para conseguirem o apoio do governador Elmano de Freitas.
Os nomes com pretensões de suceder Evandro são: o atual vice-presidente Fernando Santana, do PT, e três parlamentares do PDT: o líder do Governo Elmano na Assembleia, Romeu Aldigueri, o 2º vice-presidente, Osmar Baquit, e Sérgio Aguiar.
Dos quatro, Sérgio Aguiar é apontado como o maior azarão, porque apoiou à candidatura derrotada de Roberto Cláudio. Os outros foram eleitores fiéis do governador Elmano. Dentro da Assembleia, é voz corrente que o favorito é Fernando Santana.
A dúvida é se Fernando disputará à sucessão do presidente Evandro ou se será candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, como deseja o PT. Essa decisão passa obrigatoriamente pelo ministro Camilo Santana. E Camilo só terá uma posição sobre qual cargo Fernando Santana disputará no ano que vem.
O que é fato é a força do nome de Fernando Santana nas duas disputas. Hoje, seu nome seria consensual na Assembleia, pois seus concorrentes tendem a desistir. E para prefeito, Fernando Santana pode ser o nome a unificar as oposições, contrariando pretensões de outros candidatos, como Davi de Raimundão e Arnon Bezerra.