Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Campanha Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade é discutida na Câmara

Território exerce forte influência na cultura local

07/12/23 9:24

A Chapada do Araripe é um platô central que cria um território e conecta os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, formando uma paisagem cultural singular, completa e genuína. Além de sua relevância ambiental, esse território exerce forte influência na cultura local, que é marcada pelo conjunto de tradições e celebrações coletivas, relacionadas à forma de vida do povo do Cariri, que está integrado à diversidade natural da Chapada do Araripe.

O superintendente de ações integradas e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, explica porque, a campanha Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade, tem a grafia desta forma por um motivo. “A Chapada é um território único, de valor ambiental, histórico, cultural, arqueológico, mitológico, paleontológico, musical e artístico. Por isso, o Sistema Fecomércio Ceará, nessa campanha, transforma a preposição “da” no verbo “dá”. Com isso, reforça o sentindo de que a gestão participativa do patrimônio no território da Chapada do Araripe oferta humanidade, assim como a humanidade preserva o seu patrimônio”, explica o executivo.

O gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, reforça que o reconhecimento se dá como Patrimônio Mundial de Bem Misto: Meio Ambiente e Cultural. “Isso terá relevância tanto do ponto de vista cultural como ao estabelecer um compromisso internacional de preservação e proteção da Região, trazendo também impactos positivos, inclusive no desenvolvimento econômico e no turismo da Região”, ressalta Quindins.

Além da campanha, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, atua no Cariri com diversas iniciativas voltadas para cultura, formação profissional, meio ambiente e o desenvolvimento do turismo.

Faz parte dessa atuação, projetos e ações como a Mostra Sesc Cariri de Culturas que completa, em 2024, 25 anos; a rede de Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Popular, criada em parceria com a Fundação Casa Grande; e capacitação profissional com ênfase nas turmas do curso Técnico em Guia de Turismo, trazendo uma contribuição relevante para o desenvolvimento do Cariri cearense, por meio do Senac Ceará.

LINKS PATROCINADOS