Camilo se prepara para assumir direção do PT-Ceará numa derrota de Guimarães - Cn7 - Sem medo da notícia

Camilo se prepara para assumir direção do PT-Ceará numa derrota de Guimarães

Coluna Rebate

Camilo se prepara para assumir direção do PT-Ceará numa derrota de Guimarães

15/04/2025 9:57

O PED 2025 - Processo de Eleições Diretas - no PT do Ceará promete muita disputa pelo controle partidário. Três tendências - Campo Popular, Campo Democrático e Campo de Esquerda - duelam para eleger o sucessor de Antônio Conin. A novidade no PED desse ano é o racha da tendência nacional majoritária no PT, a CNB - Construindo Novo Brasil. No Ceará, a CNB se dividiu entre o Campo Democrático, que controla o PT há décadas, sob a liderança do deputado José Guimarães e o Campo Popular, que surgiu agora sob a força do ministro da Educação, Camilo Santana. A terceira tendência, Campo de Esquerda é liderada pela deputada Luizianne Lins, que está consciente de que sua força eleitoral no PT não permite que vença o PED para dirigir o partido nem em Fortaleza nem no Estado. Luizianne lançou sua candidatura ao Senado, para negociar internamente fortalecendo a sua campanha para retornar à Câmara Federal. Uma avaliação sem paixão do futuro resultado do PED 2025 do PT aponta o favoritismo do Campo Popular, que filiou 15 mil novos petistas ao partido. Essa forte adesão faz crescer a candidatura do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, nome apontado por Camilo para assumir a presidência estadual do PT. Guimarães ainda resiste. Confia em reverter à derrota, e aposta que o seu candidato, o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, sairá vitorioso. Essa briga no PT definirá a composição da futura chapa do governador Elmano, nas eleições do ano que vem.

PT de Juazeiro deve mudar de tendência

O conflito interno no PT no Ceará está refletindo no diretório da maior cidade do Cariri, Juazeiro do Norte. Tudo impulsionado pelo enfraquecimento do deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados. O principal apoiador e articulador de Guimarães em Juazeiro, o ex-prefeito Manoel Santana, está distante da disputa e não tem dado sinais de que vai mudar de opinião. Uma das forças do PT estadual, o deputado federal José Airton quer aproveitar o momento para tomar o controle do Diretório Municipal. Seu principal articulador, Rafael Silva, promete surpreender, fazendo a presidência e a maior parte dos membros do diretório. É o que avalia a maioria dos tradicionais militantes petistas, que já participaram de outras eleições internas. Outros nomes como o atual presidente Ricardo Lima e Laurivan Cruz, também, se articulam para a disputa defendendo o nome do deputado estadual Fernando Santana, mesmo estando próximos, também, do grupo de Guimarães. Mas, uma coisa é certa no confronto, Guimarães perderá uma hegemonia de décadas em Juazeiro.

Glêdson tem novo articulador ao Abolição

Uma reunião cancelada pelo governador Elmano de Freitas (PT), na sexta-feira (11), com o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), deixou uma certeza: a relação entre os gestores têm um novo articulador. Ao final do encontro, que acabou acontecendo com o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins, o prefeito juazeirense fez um agradecimento a interlocução do deputado federal e secretário de Turismo, Eduardo Bismarck, que o acompanhou na reunião, que resultou na liberação de R$ 4,5 milhões para destravar obras conveniadas com o Estado. Reformas como o Memorial Padre Cícero, Centro Administrativo, Cemitério São João Batista e outras demandas de pavimentação, devem ter sequência. Os atrasos de mais de quatro anos potencializaram uma crise que desaguou na disputa eleitoral de 2024, que reelegeu Glêdson. O ambiente, já ameno com a liberação dos recursos e uma negociação próxima, promete baixar ainda mais após o encontro de Glêdson e Elmano, prometido por Bismarck e Nelson para esta semana. A expectativa da conversa é discutir, além de demandas futuras, a política eleitoral de 2026.

Glêdson vai avisar não concorrer em 2026

A se concretizar, o encontro do governador Elmano e o prefeito Glêdson, esta semana, um dos temas obrigatórios será a sucessão estadual. Glêdson irá confirmar a Elmano, que seu nome foi lançado ao Abolição pelo deputado federal Danilo Forte. Esse lançamento honrou Glêdson, pois seria um reconhecimento ao seu trabalho em Juazeiro do Norte. Só que a disposição de Glêdson é concluir seu mandato à frente da prefeitura até o final de 2028. Para Glêdson, a oposição no Ceará tem outros quadros: Ciro Gomes, Roberto Cláudio e Moses Rodrigues. Os três aceitam ser candidatos a governador e podem unir os partidos de centro para enfrentar à reeleição do governador Elmano. Glêdson não se inclui como uma opção de candidato ao governo do Ceará. Apesar dessa recusa em enfrentar Elmano nas urnas, prefeito Glêdson tem respeito por Elmano, mas a sua disposição é votar no candidato lançado contra o PT, no ano que vem. Há, ainda, resistências das eleições municipais de 2024. Elmano não está olhando para trás. Tem recebido todos os prefeitos cearenses, independente de apoiá-lo e, assim, comprova estar governando para todos os cearenses. E é esse modelo de governar para todos, que o governador Elmano apresentará na sua prestação de contas da sua administração.

PSB de Juazeiro continua no modo pressão total

A direção do PSB de Juazeiro do Norte continua insistindo na tática de fazer pressão sobre seus vereadores para manter seus acordos. Os vereadores reclamam de não participarem das discussões e receberem os resultados prontos. O partido está sugerindo o voto nas indicações vindas da direção municipal, que hoje seriam os nomes de Fernando Santana (PT) para deputado federal e Zé Ailton Brasil (PT) para deputado estadual. Rita Monteiro, Auricélia Bezerra e Jullian de Cielio, querem conversar antes de declarar apoio. Esses vereadores não descartam votar em Fernando Santana, mas querem discutir esmiuçadamente como conquistar benefícios para Juazeiro do Norte. O clima entre os vereadores socialistas e a direção de Juazeiro , comandada por Giovanni Sampaio e Wilton Almeida, impõe paciência na construção de um diálogo nada fácil.

PDT prepara novos candidatos do Cariri

O presidente nacional do PDT, deputado André Figueiredo, promoveu uma reunião do partido no último dia 04, para avaliar o atual cenário eleitoral do Ceará em 2026. A surpresa foi o apoio de André Figueiredo a candidatura presidencial de Ciro Gomes, apesar do presidente nacional pedetista defender mais quatros anos para o governador Elmano. André revelou, no encontro estadual do PDT, “como possível uma candidatura de Ciro Gomes à presidência” E fundamentou: “esse lançamento do nome de Ciro ao Planalto, com bom desempenho eleitoral nas pesquisas, que vem obtendo, pode potencializar o nosso partido PDT na disputa estadual”. André Figueiredo está muito otimista. Garante que o PDT fará entre 03 e 04 deputados federais e 05 e 06 estaduais. André Figueiredo ainda contou aos dirigentes estar à procura de lideranças, principalmente da região do Cariri, com viabilidade eleitoral que queriam solicitar filiação ao PDT. Também afirmou estar trabalhando para manter no partido os deputados federais como Mauro Filho e Idilvan Alencar, além do assegurar que ex-prefeito Arnon Bezerra não troque o PDT nem pelo PSB nem pelo MDB. André confessou que entre as regiões com maior índice de procura para ingressar no PDT está o Cariri. Nesse quadro favorável, a sugestão da direção nacional é o incentivo ao partido nos municípios.

Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS