Camilo Santana anuncia mudanças no cálculo do piso do magistério
O objetivo é garantir um reajuste superior aos 0,37%, previsto inicialmente
(Foto: reprodução/Instagram)
09/01/2026 11:18
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na noite desta quinta-feira (08), por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, que o Governo Federal prepara alterações na forma de cálculo do piso salarial nacional dos professores. Segundo o ministro, a mudança será oficializada ainda neste mês de janeiro pelo presidente Lula.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo o ministro, caso fosse mantida a regra atual, definida pela Lei do Piso do Magistério, aprovada em 2008, o reajuste previsto para 2026 seria de apenas 0,37%. O ministro afirmou que esse percentual é considerado insuficiente pelo governo e motivou a discussão de um novo modelo de cálculo.
No pronunciamento, Camilo relatou que se reuniu com o presidente da República, além de ministros da Casa Civil e da Fazenda, para tratar do tema. Ele destacou que o objetivo é modificar a regra vigente para garantir um reajuste superior ao previsto inicialmente.
"O piso do magistério é calculado a partir de uma lei aprovada em 2008. Com a regra atual, o reajuste ficaria em apenas 0,37%, o que não podemos admitir", afirmou o ministro. Segundo ele, o governo entende que é necessário rever o critério de atualização para evitar perdas aos profissionais da educação básica.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A expectativa é que as novas regras sejam divulgadas até a metade de janeiro, dia 15. Para que a mudança tenha efeito imediato, a partir de janeiro, o governo avalia a edição de uma medida provisória, que posteriormente deverá ser votada pelo Congresso Nacional.
Assista ao vídeo: