Camilo Santana anuncia estudos para viabilizar aplicação do Enem em países do Mercosul
O Inep está desenvolvendo o estudo, que tem previsão para finalizar em março
(Foto: Ângelo Miguel/MEC)
17/11/2025 12:08
O ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, anunciou, neste domingo (16), que estão sendo realizados estudos para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado em países do Mercosul em 2026.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
"A prova, em português, seria aplicada em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai), ampliando o alcance do exame", destacou Camilo. E estudo será desenvolvido pelo Inep e a previsão é que a conclusão dos estudos ocorra até março de 2026, antes da abertura das inscrições da próxima edição do exame.
Siga o canal do CN7 no Telegram
De acordo com o presidente do Inep, o Instituto está estudando a possibilidade de proporcionar uma "aplicação digital" nesses países. "Ainda estamos estudando o modelo que seria utilizado, tentando estimar que acréscimo haveria nos inscritos", explicou. Camilo Santana complementou que é importante saber a expectativa de alunos para entender o quanto seria necessário ampliar de vagas. "Para isso, precisamos ter esses estudos que o Inep está aplicando", informou.