Camilo reconhece que Ciro é o candidato das oposições no Ceará

"A oposição se aliou ao bolsonarismo", disse o ministro ao O Globo

Camilo Santana

Camilo Santana

25/01/2026 10:31

O ministro da Educação, Camilo Santana, concedeu entrevista que foi publicada neste domingo (25) no jornal O Globo. Ele descartou ser candidato ao Governo do Ceará e reconheceu que o candidato das oposições contra a reeleição do governador Elmano de Freitas será Ciro Gomes (PSDB).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"O candidato é Elmano. A ideia é que eu possa estar mais livre, inclusive para ajudar na eleição presidencial no Nordeste, pela minha articulação que eu tenho com os governadores e senadores. É juntar um pouco do Ceará e da eleição nacional", disse o ministro.

Diferente do passado, onde Camilo não acredita na candidatura de Ciro, agora a história é outra. "Ninguém escolhe adversário. Vamos trabalhar para fortalecer o arco de alianças. A oposição se aliou ao bolsonarismo. Eles não têm projeto, é o ódio. Não considero ameaça, mas claro que hoje o adversário mais forte contra Elmano é ele (Ciro)".

Siga o canal do CN7 no Telegram

Indagado pelo O Globo se vai deixar o MEC para ajudar na eleição no Ceará, devido ao cenário de 2026 ser mais difícil para Lula e Elmano, Camilo é direto. "Ao contrário. Nosso projeto tem se fortalecido, tanto que Fortaleza foi a única capital onde o PT elegeu o prefeito. Elmano faz um grande trabalho e todos os indicadores do Ceará têm avançado. A segurança é um desafio grande, como no Brasil inteiro. Minha ideia é ajudar para que a gente não tenha retrocesso. Terei mais tempo para percorrer o estado e fazer articulação política".

O ministro Camilo, ao que tudo indica, assumirá papel de coordenador do governo Lula, articulando e decidindo palanques para assegurar o Lula 4 em outubro. Prestigiado, Camilo pode assumir a chefia da campanha do presidente Lula.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS