Camilo faz história ao construir Hospital Universitário do Cariri - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Camilo faz história ao construir Hospital Universitário do Cariri

Coluna Rebate

24/09/2024 9:08

O ministro da Educação, Camilo Santana, está se recuperando de uma bactéria que o deixou internado por quase 10 dias em São Paulo. Com alta médica, ministro Camilo veio na quinta (19) à Fortaleza e anunciou o início das obras de instalação do curso ITA no Ceará. É uma vitória da inteligência cearense, que vem, ano após ano, obtendo as maiores aprovações na mais difícil e concorrida universidade do Brasil. Mas, as boas notícias não pararam por aí. O ministro da Educação, que se orgulha de ser do Cariri, veio a Juazeiro do Norte, no sábado (21), e anunciou: a Universidade Federal do Cariri (UFCA) contará com um Hospital Universitário. Camilo explicou que a implantação deste empreendimento, em Juazeiro, receberá um investimento de mais de R$ 260 milhões do Novo PAC. Ao visitar o local onde será construído o Hospital Universitário do Cariri, Camilo resssltou: “essa é uma conquista importante para a comunidade acadêmica, que terá à disposição um equipamento essencial para o exercício prático dos alunos do curso de Medicina da UFCA, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão na área. A unidade será fundamental também para a comunidade, que passará a contar com atendimento de média e alta complexidade. O hospital terá 200 leitos, sendo 40 de UTI. Agradeço ao presidente Lula, por mais essa conquista para a nossa gente”. Depois de entregar o novo hospital universitário, o ministro Camilo prestigiou carreatas dos candidatos do PT no Crato, André Barreto, e de Fernando Santana, no Juazeiro, onde o ministro fez a festa com o povo.

Guimarães de cabeça na campanha de Fernando

O deputado federal José Guimarães (PT), enfim deu as caras na campanha do candidato do PT em Juazeiro do Norte, o deputado Fernando Santana. Claro, não havia dúvidas sobre o apoio de Guimarães a Fernando, entretanto já estava estranha a ausência de quem foi um dos principais defensores dessa candidatura no PT. No sábado (21), Guimarães desceu a rua São Pedro, principal via do centro comercial de Juazeiro, ao lado de Fernando Santana e de lideranças petistas, como o governador Elmano de Freitas. À tarde, Guimarães esteve na motociata, ao lado de Fernando Santana e Camilo Santana. Guimarães entrou de corpo e alma na luta pela eleição de Fernando Santana e justificou seu sumiço: “estava com minha agenda carregada de compromissos, por todo o estado. Estou aqui para trazer uma mensagem do presidente Lula, que quer eleger Fernando Santana o melhor prefeito para Juazeiro”. Guimarães é uma liderança nacional e tem se desdobrado entre as 91 campanhas de candidatos a prefeito do PT no Ceará . Quer sair fortalecido das eleições deste ano, para preparar a sua candidatura ao Senado em 2026. Apesar da compreensão da agenda lotada, a campanha de Fernando deu pressão em Guimarães, para priorizar Juazeiro. Agora, Guimarães promete voltar com Lula, em Juazeiro, ainda nesta campanha.

Cid Gomes desiste de fazer campanha pelo Cariri

O senador Cid Gomes participou de campanhas a prefeito, do PSB, na sexta e sábado passados, em municípios do Cariri e do Centro-Sul. Esteve, por exemplo, em Campos Sales, apoiando a candidatura de Moésio Loiola. Fez caminhadas e carreatas no Cariri, visando fortalecer seu nome, de olho na disputa pelo governo do Ceará em 2026. Mas, no domingo (22), Cid Gomes tomou outra decisão política: voou para Sobral, onde a sua candidata, ex-governadora Izolda Cela, está atrás, segundo pesquisa Instituto Paraná-CN7 e Rede Plus. Cid Gomes irá se dedicar, a partir de agora, somente a disputa eleitoral em Sobral. No mesmo domingo, reuniu vereadores que apóiam Izolda Cela. Quis saber, qual o motivo de tanta rejeição ao nome de Izolda e as restrições ao prefeito Ivo Gomes, seu irmão. Essa constatação de repulsa aos FGs em Sobral bloqueia o projeto de Cid Gomes sonhar em voltar para o Abolição. Decidido a virar o jogo em Sobral, Cid Gomes abandonará as campanhas no Cariri e no restante do Ceará. Por enquanto, Cid Gomes está fora dos palanques. Viajou a São Paulo, para fazer exames - ressonância - por efeitos da bala que levou em 2020.

Glêdson se preocupa em não confrontar Lula

Os últimos programas eleitorais do prefeito Glêdson Bezerra têm tido uma preocupação: não entrar em rota de colisão com o presidente Lula e seus eleitores em Juazeiro. A ideia lançada pelo marqueteiro de Glêdson é colocar gente que votou e vota no Lula, mas está apoiando a reeleição do prefeito juazeirense. Outra estratégia utilizada é destacar que partidos da base do presidente Lula estão ao seu lado, defendendo a sua candidatura. Essa a resposta de Glêdson a intensificação da campanha do candidato Fernando Santana, em criar a separação nas eleições. Fernando Santana como o candidato de Lula, e Glêdson, como o candidato do ex-presidente Bolsonaro. Essa polarização ficará mais patente com a vinda de Lula a Juazeiro, no sábado, 29, ou na segunda,30. Apesar do esforço da campanha do prefeito Glêdson, em mostrar que o povo irá eleger um administrador para governar Juazeiro, e que sendo reeleito, irá a Brasília e ao Planalto, apresentar os pedidos de obras para a cidade, e declarando que o presidente Lula nunca o discriminará, por ser um estadista, o acirramento eleitoral está colocando os candidatos na mesma confusão nacional. Glêdson quer fugir dessa briga entre Lula e Bolsonaro, não caindo nessa armadilha. Já o candidato Fernando Santana, junto com governador Elmano e ministro Camilo, insistem em mostrar a divisão. A campanha eleitoral entra nos seus últimos 12 dias. E o quadro apresenta um cenário de muita divisão em Juazeiro do Norte.

Avante quase fora da disputa no Crato

A inconsistência na Ata da Convenção e as dificuldades na prestação de contas do Avante no Crato têm causado muita dor de cabeça para o presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano. Florisval até entrou com recurso para manter o Avante na disputa, mas foi negado. A situação é muito delicada e o partido continua com o seu Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) indefinido. Cabe recurso ao TRE, mas a chapa continua indeferida. A expectativa é que o novo recurso só seja julgado depois da eleição, pelo volume de processos no tribunal. Portanto, ficará a incerteza para os cerca de 18 candidatos a vereador. Nágila Coriolano, mulher de Florisval, é uma das candidatas que poderá ter os votos anulados. Até o fim da eleição permanecerá o suspense se candidatos do Avante, que concorrem a uma vaga na Câmara, se conseguirem os votos para serem eleitos, assumirão os mandatos.

Arnon sonha em assumir vaga na Câmara Federal

Fora de cargo eletivo a quase quatro anos, o ex-prefeito e ex-deputado federal Arnon Bezerra (PDT) poderá assumir uma vaga na Câmara Federal nos próximos dias. Porém , o caminho não é fácil. A possibilidade foi aberta com a cassação de Eduardo Bismark. O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará recalculou os votos e decidiu que a vaga ficará com o PDT, partido de Arnon. Na frente de Arnon está Leônidas Cristino, que já está no exercício do mandato e deve ser efetivado. A briga agora é pela segunda vaga aberta com a nomeação de Robério Monteiro (PDT), que está no comando da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará. A segunda suplente é a enfermeira Ana Paula, que, inclusive, já saiu do PDT. Assim, Ana Paula deve ser comunicada que para assumir terá problemas jurídicos, pois a vaga é do partido, é do PDT. Como Ana Paula já exerceu mandato de deputada federal nessa legislatura, está em curso uma proposta de acordo, para que Ana Paula abra para Arnon, e a direção partidária fará um acordo, onde Ana Paula reassumiria à Câmara Federal, com um pedido de licença do próprio Leônidas Cristino. Sem acordo, Ana Paula sofrerá contestação judicial. O melhor caminho é uma conversa com a direção do PDT. Para resolver esse impasse, Arnon deve pedir a intervenção de Camilo.

LINKS PATROCINADOS