Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Caixa Cultural Fortaleza apresenta a musical infantil “Cabelos Arrepiados”

Peça é uma montagem da Cia. Buia Teatro, do Amazonas

(Foto: Rômulo Juracy/divulgação)

18/12/23 14:58

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro, o musical Cabelos Arrepiados, com a Cia. Buia Teatro, de Manaus (AM). O espetáculo conta a história de cinco crianças que tiveram seus sonhos roubados. Privadas de sono, elas enfrentam os medos gerados pelos maus pensamentos, ao mesmo tempo que refletem sobre a amizade, a união entre irmãos, o diálogo com os pais e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumo desenfreado. O projeto integra a temporada 2023/2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. Os ingressos são gratuitos, com distribuição 1h antes de cada sessão. Será entregue um ingresso por pessoa.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Com direção de Tércio Silva, a partir do libreto da dramaturga Karen Acioly, o musica compreende as vivências de crianças na sociedade contemporânea com uma abordagem única, em que fantasia e imaginação, perigos reais e hipotéticos, humor e soluções inusitadas se entrelaçam para proporcionar uma experiência teatral mágica e bem-humorada.

Cabelos Arrepiados foi a montagem responsável por levar a Cia Buia Teatro, expoente do teatro na região Norte do país, a novos públicos, circulando por em seis estados brasileiros, e conquistando mais reconhecimento com importantes indicações e prêmios. Pelo Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), neste ano, recebeu três indicações nas categorias melhor iluminação, formas animadas e trilha sonora, e foi vencedora no 21º Prêmio Cenym, de 2022, nas categorias de melhor trilha sonora e grupo de teatro.

O espetáculo

Da obra de Wilhelm Busch foram pinçados Juca, interpretado por Roque Baroque, e Chico, por Gustavo Gutemberg, dois protagonistas travessos criados pelo escritor alemão em 1985. No musical, eles surgem como guardiões dos sonhos das seis crianças: Tico, um boneco manipulado pelo elenco, Flora, interpretada por Magda Loiana, Cora, Clara e Flora, por Maria Hagge, e Ciro, interpretado por Dimas Mendonça. A dupla, Juca e Chico, conduz a trama e a música, apresentando os sonhos dessas personagens ao longo de cinco histórias entrelaçadas e musicadas.

Para complementar a produção, a cenografia é inspirada no universo da patafísica (de soluções imaginárias) de Alfred Jerry, com um palco giratório. Além disso, formas animadas, criadas pelos artistas Diirr e Dante, embelezam a montagem potencializando a atmosfera onírica dos sonhos. “Por exemplo, no sonho de Clara e seus cabelos loiros, o sonho da personagem é representada por uma forma feita de papel de seda, utilizando uma técnica criada pelo artista amazonense Nonato Tavares”, cita o diretor.

Figurinos e maquiagem remetem à estética dos personagens da Monster High, inspirados pela estética cinematográfica e hipnotizante de Tim Burton. Quanto à iluminação do espetáculo, ela é executada com precisão, inspirada nos filmes com a estética noir das décadas de 40 e 50.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A Cia. Buia Teatro

O Buia Teatro foi fundado em 2015 na cidade de Manaus (AM), por Tércio Silva, diretor da companhia, e pela atriz, figurinista e artista visual Maria Hagge. Desde então, o grupo tem se dedicado a pesquisas e experimentações artísticas que buscam aprimorar a qualidade da cultura infantojuvenil no Norte do país.

Em reconhecimento ao seu trabalho, o Buia Teatro recebeu o prestigioso prêmio de Melhor Grupo de Teatro do Brasil em 2022, na 21ª edição do Prêmio Cenym de Teatro. A companhia valoriza a maturidade e a reflexão em seus processos artísticos, destacando-se nas áreas de artes cênicas, visuais e intercâmbios artísticos internacionais, sempre buscando aproximação com novos públicos.

O diálogo com a cidade de Manaus, a Região Norte e o Brasil é uma das principais premissas da companhia, que busca ampliar sua atuação cultural e promover acesso democrático à cultura. O Buia Teatro é uma referência em pesquisa e experimentação artística no Norte do país, consolidando-se como um importante agente na promoção da cultura infantojuvenil.

Serviço:

[Infantil] Cabelos Arrepiados
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Datas: 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro de 2023
Horários: Dia 22 (sexta) às 19h, dia 23 (sábado) às 16h e 19h, dia 28 (quinta) às 19h, dia 29
(sexta) às 16h e 19h, dia 30 (sábado) às 16h e 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada Gratuita. Retirada de ingressos na bilheteria 1h antes da sessão
Capacidade: 160 lugares

LINKS PATROCINADOS