Cagece lidera ranking das empresas com maior número de reclamações
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03/05/2017 10:04
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) lidera o ranking divulgado nesta quarta-feira (3) entre as 10 empresas com mais reclamações no Procon Fortaleza. Do total de 20.873 atendimentos em 2015, pelo menos 3.747 resultaram em reclamação fundamentada, que é o quantitativo utilizado pelo Sindec para a elaboração do ranking. Nestes casos, o Procon Fortaleza teve que realizar audiências de conciliação com acompanhamento jurídico para solucionar o problema.
Das 3.747 reclamações fundamentadas, 1.643 foram resolvidas em audiência de conciliação, o que confere um percentual de 43,8% de resolutividade. No restante (2.104), não ocorreu acordo entre as partes, representando 56,2% de reclamações não atendidas pelas empresas.
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, explica que o consumidor deve fazer uso do cadastro de reclamações fundamentadas na hora de contratar um serviço ou comprar um produto. “A lista das empresas mais reclamadas é uma excelente ferramenta para o consumidor escolher dentre as quais cumprem ou descumprem os direitos previstos no CDC”, orientou.
Menos resolvem
Levando em conta o número de reclamações fundamentadas, o Procon divulgou o ranking das empresas que menos resolvem as reclamações dos consumidores nas audiências realizadas pelo órgão:
São elas, por ordem de não resolutividade: Banco BMG (90% não resolvidas); Banco CSF Carrefour (89,2%); Banco Pan S.A (88,6%); Embracon Administradora de Consórcio Ltda (80,7%); Estácio Fic (80,5%); Hipercard Banco Múltiplo S/A (79,5%); Banco Itaú Card S/A (76,5%); Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda (72,3%); Banco Santander S/A (72%) e Banco Bradesco S/A (69,8%).