Bullying vira crime no Brasil e os praticados pela internet tem pena de até 4 anos de prisão
Foto: Arquivo Pessoal / Cyberbullying Teen Girl Excessively Sitting At The Phone At Home. He Is A Victim Of Online Bullying Stalker Social Networks - ImageCyberbullying
16/01/2024 8:08
A Lei que inclui os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (15). Classificadas como "intimidação, humilhação ou discriminação", as condutas, sejam praticadas presencialmente como no virtual, são passíveis de multa e tem penas aumentadas para crimes previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Com a inclusão, o Código Penal prevê multa para quem cometer bullying. E reclusão e multa para quem cometer o mesmo crime por meios virtuais. Nesse caso, o texto considera intimidações feitas em redes sociais, aplicativos, jogos online ou “qualquer meio ou ambiente digital”. A pena de reclusão pode chegar de dois a até quatro anos de prisão.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A legislação também prevê agravantes se o bullying for cometido em grupo de mais de três autores, se incluir uso de armas ou se envolver outros crimes violentos presentes na lei.