Briga marca sessão da Câmara de Guaramiranga sobre criação de autarquia ambiental
Matéria foi aprovada por 05 votos a 04, em meio a protestos e confusão no plenário

(Foto: reprodução/vídeo)
21/03/2025 17:23
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaramiranga, realizada nesta quinta-feira (20), terminou em uma confusão generalizada envolvendo vereadores e populares que acompanhavam a votação do Projeto de Lei para a criação da Autarquia Municipal do Meio Ambiente. A matéria, de autoria do Executivo, foi aprovada por 05 votos a 04, em meio a protestos e confusão no plenário.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A proposta assinada pela prefeita Ynara Mota (Republicanos) foi alvo de críticas de opositores, que alegavam que a medida poderia facilitar a deterioração ambiental na cidade. Parlamentares aliados da prefeita, por outro lado, defendiam que o Projeto de Lei tramitava desde janeiro e que a redação estava baseada em debates com a presença de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
A confusão teve início quando o presidente da Câmara, Jerry Souza (Republicanos), e o vice-presidente, Régis Ruivo (PDT), discutiram após o pedetista tentar ceder seu tempo de fala ao vereador Israel Máximo (PSD), contrário ao projeto. A tensão aumentou com declarações do vereador Romário Barozo (PDT), que sugeriu que parte dos manifestantes favoráveis à criação da autarquia não eram moradores de Guaramiranga, mas sim de Baturité, administrado pelo prefeito Herberlh Mota (Republicanos), esposo da prefeita de Guaramiranga.
Após a confusão, a votação foi realizada.
Confira os votos dos vereadores:
Favoráveis
- Jerry Souza (Republicanos)
- Francisco Killsem (Podemos)
- Nívea Rocha (Podemos)
- Ronaldinho (PDT)
- Silvânia Chagas (Republicanos)
Contrários
- Christian Bezerra (PDT)
- Israel Máximo (PSD)
- Régis Ruivo (PDT)
- Romário Barozo (PDT)
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) precisou ser acionada para garantir a saída do vice-prefeito Airton Pereira (Republicanos) e do vereador Ronaldinho, que foram hostilizados por manifestantes.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o prefeito de Baturité, Herberlh Mota, estava presente no local no momento da confusão.
Assista ao vídeo: