Bolsonaro aciona Abin paralela contra governadores e prefeitos na CPI da Covid
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Bolsonaro aciona Abin paralela contra governadores e prefeitos na CPI da Covid

Informação é destaque da revista Crusoé desta semana

Jair Bolsonaro

07/05/2021 10:03

A revista eletrônica Cruzoé desta semana traz matéria exclusiva em que mostra a articulação do presidente Jair Bolsonaro para atacar governadores e prefeitos na CPI da Covid. A estratégia é utilizar um tipo de "Abin paralela" para conseguir informações que mostrem irregularidades, por parte desses gestores, no uso do dinheiro encaminhado pelo Governo Federal destinado ao combate do coronavírus.

“A Crusoé teve acesso com exclusividade à ‘demanda urgente’ que a Abin distribuiu para agentes de inteligência em todos os estados do país, determinando uma ‘compilação de dados’ sobre ‘irregularidades relacionadas à pandemia’ em ‘âmbito estadual e municipal’", informa a publicação.

Ainda segundo a Crusoé, "a ordem foi enviada por mensagem de WhatsApp – sim, não se espante, o serviço secreto brasileiro envia ordens de serviços por aplicativo de mensagens – na manhã da última quarta-feira, 5, um dia após o depoimento de Mandetta na CPI".

Em tempo

A revista também informa que "juntamente com a mensagem, os oficiais receberam o link de uma planilha de Excel onde deveriam colocar os nomes dos estados e das cidades identificados na investigação, um título resumindo o problema detectado e a fonte da informação coletada. A Abin tinha pressa. O arquivo deveria ser preenchido até as 18 horas daquele mesmo dia".

Em tempo II

A mensagem, obtida pela Crusoé com fontes primárias envolvidas no trabalho, foi enviada para as 26 superintendências estaduais da Abin a partir de um número de telefone de plantão do Centro de Monitoramento de Crise da agência, conhecido como Cemoc.”

LINKS PATROCINADOS