Bispo e 4 padres do Ceará são ameaçados de morte e deixam de frenquentar Tauá

Ameaças teriam iniciado no começo deste ano

16/10/23 8:24

O bispo titular da Diocese de Crateús, Dom Ailton Menegussi e os padres Elton, Neto, Thalys e Damácio da mesma diocese vivem dias de tensão após serem ameçados de morte, em Tauá. A informação foi divulgada durante o encerramento da Festa de Nossa Senhora do Rosário, no município de Tauá, no interior do Ceará.

De acordo com o padre Géu, paróco da comunidade, o bispo, e outros quatro sacerdotes da região não frequentaram a comunidade durante este ano em decorrência de supostas ameaças de morte. Ainda, segundo religioso, as ameaças já eram conhecidas da população há alguns meses.

Todos vocês já perceberam que esse ano, Dom Ailton não veio à Tauá, em nenhuma ocasião e queria também estar conosco nessa hora da Festa. Não é novidade para a cidade e para o Município, porque esta conversa é encontrada em toda esquina. Dom Ailton não vem à Tauá este ano, porque está ameaçado de morte aqui, juntamente com 4 padres da Diocese, Elton, Neto, Thallys (que já atuou na Paróquia de Tauá) e Damácio“, afirmou o padre.

Sem dar mais detalhes sobre o acontecido, padre Géu confessou que era chegada a hora de anunciar o fato publicamente.

Nós passamos o ano inteiro sem dar uma palavra a cerca dessa situação, mas chegou a hora em que precisamos assumir publicamente essa situação, para que vocês escutassem da nossa boca“, disse.

Também no comunicado, padre Géu afirmou que não iria dar entrevistas sobre o assunto e que não lhe caberiam conversas sobre o tema.

Não é da nossa competência“, afirmou o religioso.

Até o momento, nenhum comunicado da Diocese foi emitido falando sobre o assunto ou sobre as motivações das ameaças.

Repercussão

Por meio de nota divulgada em seu perfil oficial do instagram, a prefeita do município de Tauá, Patrícia Aguiar repudiou as ameças aos religiosos e se solidarizou com as vítimas.

Como Prefeita de Tauá e cristã da Igreja Católica registro a minha INDIGNAÇÃO pelas injustas ameaças feitas contra a vida do Bispo D. Ailton, da Diocese Crateús, e aos Padres Talles, Elton, Neto e Damásio, e, ao mesmo tempo, presto a mais absoluta SOLIDARIEDADE aos mesmos. O Bispo D. Ailton representa o Papa Francisco na nossa Diocese e realiza um grandioso trabalho na sua missão de santificar, ensinar, evangelizar e governar a nossa Igreja. Esperamos que a Justiça seja feita para que seja combatido esses atos de extrema insensatez“, completou a prefeita.

LINKS PATROCINADOS