Banqueiros cearenses na mira da polícia por suspeita de desvio de dinheiro - Cn7 - Sem medo da notícia

Banqueiros cearenses na mira da polícia por suspeita de desvio de dinheiro

Sequestro de bens autorizado pela Justiça soma quase R$ 500 milhões

Banqueiros cearenses na mira da polícia por suspeita de desvio de dinheiro

23/04/2025 10:03

Banqueiros cearenses são suspeitos de desviar dinheiro de clientes brasileiros para uma offshore na América Central e não devolver os recursos. Por causa disso, nesta quarta-feira (23), a Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação contra eles. A Justiça autorizou a apreensão de bens dos investigados até o limite de R$ 500 milhões.

Os alvos são os endereços do banqueiro Nelson Nogueira Pinheiro e dos irmãos dele, o banqueiro Noberto Nogueira Pinheiro e o administrador Jaime Nogueira Pinheiro Filho. Os três são sócios da empresa MRCP Participações S/A. No total, são 11 mandados de busca e apreensão em 9 endereços.

De acordo com a Polícia Civil, há indícios da prática dos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Entenda

Offshore é o nome dado a empresas ou contas bancárias abertas fora do país de origem do dono. Geralmente, são criadas nos chamados paraísos fiscais, que têm menor tributação e sigilo bancário garantido, o que facilita a lavagem de dinheiro e a sonegação de impostos.

Publicidade

LINKS PATROCINADOS