Banco Central pressiona BNB a romper contratos e Planalto discute sucessão de Paulo Câmara - CN7

Banco Central pressiona BNB a romper contratos e Planalto discute sucessão de Paulo Câmara

Mandato de Paulo Câmara encerrou no dia 31 de agosto

Banco Central pressiona BNB a romper contratos e Planalto discute sucessão de Paulo Câmara

(Foto: reprodução/Instagram)

13/09/2025 12:29

A direção do Banco Central (BC) e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, se reuniram nesta semana para tratar do futuro do microcrédito na instituição. Durante o encontro, Paulo Câmara afirmou que cumprirá a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de realizar licitação para o microcrédito urbano, atualmente administrado pela Camed. No entanto, disse não pretender alterar o contrato com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), responsável pelo microcrédito rural.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O BC advertiu que a determinação do TCU exige a ruptura de todas as parcerias entre o BNB e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), com a abertura de licitação imediata. Paulo Câmara argumentou que não há irregularidades na gestão do Inec, mas foi informado de que a não realização do processo pode levar o TCU a adotar medidas contra o banco.

Além do tema do microcrédito, o BC comunicou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o governo precisa indicar um novo presidente para o BNB. O mandato de Paulo Câmara terminou em 31 de agosto e a Lei das Estatais impede sua recondução sem decisão judicial, considerada improvável. A mesma restrição vale para a diretora de Administração, Ana Teresa Carvalho.

Siga o canal do CN7 no Telegram

O presidente Lula e o ministro Haddad já discutem o sucessor de Paulo Câmara. Uma das possibilidades para o atual presidente do BNB é assumir o Ministério do Turismo, diante da saída de Celso Sabino.

Publicidade
Publicidade
dia 13 retirar

LINKS PATROCINADOS