Membros do CV atacam provedores de internet e deixam 3 mil clientes sem conexão no Pecém

Pelo menos 100 equipamentos foram destruídos

(Foto: reprodução/vídeo)

(Foto: reprodução/vídeo)

07/01/2026 9:47

Ataques atribuídos à facção criminosa Comando Vermelho voltaram a atingir provedores de internet no Ceará. Na madrugada de terça-feira (6), pelo menos 100 equipamentos de distribuição de fibra óptica foram destruídos em São Gonçalo do Amarante e áreas próximas, deixando cerca de 3 mil clientes sem acesso à internet, principalmente no distrito do Pecém.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo um empresário do setor, que preferiu não se identificar, o prejuízo inicial causado pelos ataques é estimado em quase R$ 250 mil. Técnicos das empresas afetadas relataram que sofreram ameaças ao longo da manhã e da tarde, enquanto tentavam restabelecer o serviço.

Há ainda informações de que integrantes do grupo criminoso passaram em residências de clientes para intimidar moradores, ordenando que não contratassem empresas que não tivessem vínculo com a facção.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil investiga uma ocorrência de dano registrada no distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A Polícia Militar reforçou o policiamento na região, e o caso é acompanhado pela Coordenadoria de Inteligência da pasta. As investigações seguem em andamento.

Velho problema

Empresários do setor relatam que os ataques e ameaças contra provedores na região ocorrem há cerca de um ano. Em fevereiro de 2025, ações semelhantes já haviam causado a interrupção do serviço e prejuízos a empresas, inclusive com impacto no Complexo do Pecém.

Siga o canal do CN7 no Telegram

As forças de segurança do Ceará mantêm a Operação Strike para combater esse tipo de crime. Desde o início da ofensiva, pelo menos 80 suspeitos foram presos, entre eles pessoas ligadas a provedores clandestinos, segundo a SSPDS.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS