sete dias sem medo da notícia
Entenda
Ataque hacker faz desaparecer comprovantes de vacinação do ConecteSUS
Ministério da Saúde acionou a Polícia Federal e o GSI para que investiguem a situação
Por : Redação CN7
10/12/21 9:54

O Ministério da Saúde acionou a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para que investiguem o ataque hacker que derrubou o site da pasta e do Conecte SUS na madrugada desta sexta-feira (10). Um grupo autointitulado Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque de ramsonware, que teria copiado e excluído 50 terabytes de dados.

Segundo a Saúde, alguns sistemas foram “temporariamente comprometidos”. O aplicativo Conecte SUS, responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, já não registra as doses de vacina de Covid.

Ao acessar a pasta de vacinas no app, é exibida apenas a mensagem “aguarde até 10 dias para que seu registro de vacina apareça no ConecteSUS”.

Entenda

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informo que sofreu “um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento”.

“O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.”

Leia Também
LINKS PATROCINADOS
Leia Também