Arrecadação com Zona Azul quase triplica em um ano

02/03/20 19:03

O projeto de expansão do Zona Azul, que passou a ser digital com compra de créditos e controle de todos os processos e gastos, permitiu arrecadamento quase três vezes maior do sistema, no ano de 2019. O montante chegou a R$ 3.556.000, o que representa um aumento de 97% a mais que em 2018, onde o totalizado foi R$ 1.807.480,15.

O dinheiro é fruto das mais de 6 mil vagas distribuídas em cerca de 20 bairros da capital, o que também representa um quantidade três vezes maior que no ano anterior. Os dados são da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que distribui e monitora as vagas rotativas em bairros como Centro, Aldeota, Meireles, Dionísio Torres, Montese, Patriolino Ribeiro, Sapiranga, Papicu, Cocó, Messejana, Jóquei Clube, Parangaba, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Benfica, Fátima, Parquelândia, Presidente Kennedy, Farias Brito e Praia de Iracema.

O advogado especialista em trânsito, Rodrigo Nóbrega, explica para onde é destinado o montante arrecadado. “O que fica para o poder público são os dinheiros das multas geradas em caso de infrações, que ainda são comuns por falta de conhecimento do grande público. Estacionar sem fazer o check-in no local, falta de crédito para estacionar, ou até mesmo estacionar sem estar registrado na plataforma. Este último motivo é o mais comum de todos”, pondera o especialista.

No entanto, Nóbrega ressalta que a cidade está cercada pelo mapeamento das vagas rotativas. “O que ainda ascenda uma discussão muito assertiva nesse ponto: ‘estou pagando para estacionar na rua’, questionam muitas vezes os motoristas”, relata. “É importante que o mapeamento e o valor cobrado, que também não é consideravelmente acessível, seja repensado. E não se espalhe por todos os lados a placa e passe multando”, completa.

Ainda segundo a AMC, desde que o Zona Azul Digital foi lançado, em agosto de 2018, até dezembro do mesmo ano, mais de 70 mil novos usuários haviam se cadastrados e cerca de 300.000 unidades do Cartão Azul Digital foram comercializadas. Até janeiro de 2019, o número de cartões ativos na plataforma era de 2.664.762.

LINKS PATROCINADOS