sete dias sem medo da notícia
Balanço
Apreensão de drogas no Ceará aumenta 90,9% em relação ao mesmo período de 2020
De janeiro a agosto foram 3,4 toneladas de entorpecentes retiradas de circulação
Em uma das ações, foram apreendidos quase 800 quilos de drogas no bairro Parangaba, em Fortaleza. (Foto: divulgação/SSPDS)
Por : Redação CN7
15/09/21 17:29

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou nesta quarta-feira (15) um balanço da apreensão de drogas no Ceará dos últimos oito meses de 2021. Segundo a SSPDS, de janeiro a agosto foram 3,4 toneladas de entorpecentes retiradas de circulação no território cearense. O número representa um aumento de 90,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

No ano passado, durante o mesmo período, foram apreendidas 1,8 tonelada de drogas. Em 2021, o número quase que triplicou e culminou em quase 3,5 toneladas de drogas apreendidas. Somente nos primeiros 13 dias de setembro deste ano, quase uma tonelada de entorpecentes já foi apreendida durante trabalhos investigativos e abordagens desempenhadas pelas Polícias Civil e Militar.

“Nosso principal objetivo é o combate aos homicídios e aos crimes realizados por grupos criminosos atuantes em nosso Estado. Nossas ações investigativas mostraram que grande parte dos crimes ocorridos se deram pelo envolvimento de pessoas com o tráfico de drogas. Com isso, investimos na intensificação das ações operacionais e investigativas realizadas pelas nossas Polícias Civil e Militar. Nossa estratégia foi aproximá-las das áreas de inteligência. Dessa forma, identificamos os chefes desses coletivos criminosos e os retiramos de circulação. Com as prisões das principais chefias, enfraquecemos esses grupos criminosos e cortamos o principal recurso e a fonte de renda que eles possuem: a comercialização de entorpecentes”, disse o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron.

Somente em agosto último, 376,1 quilos de drogas foram apreendidos. O número mostra um aumento de 65% quando comparado com o mesmo mês de 2020, quando 227,7 quilos de entorpecentes foram apreendidos em todo o Estado. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

LINKS PATROCINADOS