sete dias sem medo da notícia
Após pressão dos estudantes, Ivo recua e disponibiliza ônibus para universitários
Por : Redação CN7
14/09/17 15:00

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), recuou, nesta quinta-feira (14), da sua decisão de barrar a entrada de universitários que cursam faculdade privadas através do Fies no ônibus da Prefeitura. Ivo anunciou, agora, através de nota de esclarecimento, que disponibilizará outro veículo para o transporte de alunos de qualquer instituição.

Na quarta-feira (13), cerca de 40 universitários de Taperuaba, em Sobral, que estudam em instituições privadas na sede do município, através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), foram barrados ao tentarem embarcar no ônibus da Prefeitura que faz o trajeto até as faculdades, mesmo havendo muitos lugares vazios no veículo. O motorista, ao ser confrontado pelos estudantes, afirmou que apenas obedecia ordens da gestão Ivo.

Os alunos relataram terem sido barrados no ônibus da Prefeitura à imprensa e o assunto gerou forte repercussão negativa para o prefeito, que foi forçado a recuar da proibição. Na nota, Ivo tenta se defender afirmando que a medida, na verdade, era para garantir a segurança dos alunos e evitar a lotação dos veículos, que acontece, ainda segundo ele, no trecho entre os distritos Taperuaba e Jaibaras no turno da noite.

Nota de esclarecimento

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, informa que tem adotado um conjunto de medidas para melhorar a qualidade e segurança do transporte escolar do município, dentre elas o controle do acesso dos estudantes, evitando superlotação dos veículos, que possa gerar insegurança e riscos aos passageiros.

Nos distritos de Taperuaba e Jaibaras, no turno da noite, verificou-se que ocorria excesso de passageiros, o que não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sendo assim, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, determinou que mais um ônibus fosse disponibilizado para que nenhum aluno, de qualquer instituição de ensino, deixe de ser transportado. A medida passa a vigorar a partir desta quinta-feira (14/09).

A Secretaria informa também outras medidas adotadas para melhoria do transporte escolar: recadastramento de todos os veículos; manutenção preventiva nos veículos do transporte escolar; capacitação e treinamento dos motoristas; regularização do vínculo funcional desses profissionais; e seleção para monitores do transporte escolar, que auxiliarão no embarque e desembarque dos estudantes, além de desenvolverem atividades educativas e lúdicas durante o translado dos alunos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral
(88) 3677.1119

LINKS PATROCINADOS