André Figueiredo deu jeito de controlar deputados
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

André Figueiredo deu jeito de controlar deputados

23/01/2024 10:18

O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, ainda não oficializou essa resolução tomada pela executiva estadual pedetista no Ceará: no município onde o prefeito deixar o partido e se filiar a outra legenda, haverá troco eleitoral. O PDT decidiu que nessas circunstâncias, lançará candidatura contra a reeleição do prefeito ou contra o candidato lançado pelo prefeito. Outra norma a ser imposta irá afetar diretamente aos quatro deputados federais e 13 estaduais, incluindo quatro suplentes do PDT: nenhum parlamentar poderá fazer campanha, subir palanque, gravar áudio, tirar foto, cumprir agenda de corpo a corpo nas ruas, para eventuais aliados que não estejam no PDT ou sejam da mesma coligação com o PDT na disputa municipal. Para ficar claro, como se dará isso: a prefeita Gisele Landim, de Brejo Santo, deve trocar o PDT pelo PSB. Lá, em Brejo Santo, o PDT terá obrigatoriamente candidato a prefeito contra a reeleição de Gisele Landim. No meio dessa confusão, o líder do PDT na Assembleia, Guilherme Landim, não poderá pedir votos e nem declarar apoio a um novo mandato da prefeita Gisele, que é sua mãe. Sequer poderá prestigiar os comícios ou carreatas, sob pena de cometer crime eleitoral. O conflito no PDT cearense está longe de acabar. Não é apenas, Guilherme Landim, que não fará campanha. O líder do Governo Elmano, Romeu Aldigueri, não poderá se engajar a favor da reeleição do irmão, prefeito Aníbal Aldigueri, que trocou o PDT pelo PT. E a lista é extensa.

Fernando Santana está pronto para ser candidato

Não há mais dúvidas que o deputado estadual Fernando Santana será o candidato do PT, do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana à prefeitura de Juazeiro do Norte. O anúncio depende, agora, somente de detalhes e será feito por Camilo numa viagem ao Cariri. Na passagem do presidente Lula pelo Ceará, na sexta passada (19), Camilo concedeu uma entrevista coletiva, onde agradeceu a chegada do ITA ao Ceará, num reconhecimento presidente à educação de qualidade do Ceará. Mas, não se recusou a falar de eleições. Disse que mais na frente - no mês de março, o PT irá anunciar o seu candidato(a) à prefeitura de Fortaleza. Hoje, o nome favorito para ser lançado contra o prefeito José Sarto é do presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Mas, Luizianne Lins insiste em ser a candidata e defende prévias. Sobre Juazeiro do Norte, Camilo não comentou nada. Porém, nos bastidores com a presença de Lula, a candidatura de Fernando Santana foi tratada como resolvida. O último problema: o apoio da família do ex-prefeito Raimundo Macedo foi solucionado. Mesmo com ampla base partidária, contando com principais lideranças de Juazeiro, o líder do Governo Lula, José Guimarães, ainda tenta atrair o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, e Ciro Gomes para o palanque de Fernando Santana. André, Ciro e o PDT vão apoiar Glêdson Bezerra.

Bender e Diogo fechados para indicar vice de Glêdson

O empresário Gilmar Bender deve mesmo confirmar a sua presença na campanha de reeleição do prefeito Glêdson Bezerra. A certeza veio depois que o ex-secretário Diogo Machado, homem de confiança de Bender, ter assegurado apoio a Glêdson na última semana. O mais provável: Diogo estará na chapa de Glêdson como candidato a vice-prefeito. A novidade é que Bender está retornando para o PDT, partido que negocia a sua entrada junto com Diogo Machado. No dia último dia 16, Diogo esteve em Fortaleza, para uma reunião com o presidente do PDT, André Figueiredo, que garantiu a legenda para o grupo de Bender. Esse fechamento liquida de uma vez o sonho dos aliados do Abolição, que fez várias articulações para cooptá-lo, sem sucesso. Bender acredita na reeleição do prefeito Glêdson, para fortalecer o seu grupo e, em troca, ter o apoio em 2028 para prefeito ou 2026 para deputado federal. Glêdson teria mostrado as opções para Bender escolher.

Glêdson precisa equacionar PP, PSDB e União Brasil

Apesar de boa articulação com os partidos da frente de oposição no Ceará – PDT, PSDB/Cidadania, União Brasil, PP, Novo e PL – o prefeito Glêdson Bezerra tem um problema para resolver, segurar PP, PSDB e União Brasil, que querem indicar o vice na chapa majoritária. O União chegou a cobrar publicamente a vice de Glêdson, através de pronunciamento do presidente estadual, Capitão Wagner, em Juazeiro. Com o PSDB, a conversa deve ser mais fácil. Sua maior liderança no Município, a médica Andréa Landim, assumiu a Secretaria de Saúde de Juazeiro. A discussão mais difícil deve ser feita com o PP de Tarso Magno. Além do próprio Tarso nutrir a expectativa de ser ele o vice, o partido tem declarado que não abre mão da vice, como forma de justificar a sua saída da base do governador Elmano na disputa de Juazeiro do Norte. Tarso está divulgando que não será candidato a vereador e que apoiará a sua irmã, um indício de que espera mesmo a indicação para a vice de Glêdson.

Elcio força candidatura de Lucas Brasil no Crato

O presidente do PSDB-Ceará, Elcio Batista, anunciou que o partido terá uma candidatura no Crato e o nome escolhido é do vereador Lucas Brasil. Lucas ainda está no PCdoB, mas, segundo Elcio, espera a janela de março, para fazer a sua filiação ao PSDB, que no Município está sob o comando do seu pai, o empresário Roberto Brasil. Elcio disse ter apresentado uma pesquisa mostrando as chances de Lucas na disputa contra o candidato do prefeito Zé Ailton Brasil. O lançamento de Lucas Brasil pegou mal na base eleitoral do prefeito Zé Ailton Brasil, irmão de Roberto e tio de Lucas. Havia um acordo entre Zé Ailton e Roberto, de que a família Brasil marcharia unida este ano. Lucas e Roberto não confirmaram o anúncio de Elcio Batista, o que aliviou um pouco a pressão de Zé Ailton. A avaliação é que o presidente do PSDB, Elcio Batista, está assegurando as condições para lançar Lucas Brasil. Essa decisão tensiona a base governista no Crato, já pressionada pela radicalização das pré-candidaturas do vereador Pedro Lobo e do presidente da Câmara, Florisval Coriolano. Outros nomes aliados ao prefeito Zé Ailton e ao ministro Camilo, como Eliane Estrela, André Barreto e Rafael Branco, também, são pré-candidatos. E sonham em suceder prefeito Zé Ailton Brasil.

Arnon sai do PDT para seguir Cid Gomes

Está decidido: com o aval de Ciro Gomes, o PDT apoiará à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra. Ciente dessa definição estadual do PDT, o empresário Gilmar Bender e Diogo Machado vão mesmo comandar o PDT de Juazeiro. Essa decisão, já tomada no PDT de Juazeiro do Norte, força a saída do ex-prefeito Arnon Bezerra do partido. Arnon se segurava no seu voto em Roberto Cláudio, em 2022. Não foi o suficiente. Depois da eleição, Arnon fechou com a base partidária ligada a Camilo e a Elmano. O provável destino de Arnon é o PSB, do senador Cid Gomes e de Eudoro Santana. A expectativa, agora, é se o seu irmão, ex-prefeito Luiz Ivan, também vai para o PSB, ou prefere se filiar num partido mais ao centro, como o Republicanos, visando ser indicado o vice do PT em Juazeiro do Norte. A escolha de Luiz Ivan como vice –prefeito, na provável chapa do deputado Fernando Santana, não está resolvida. Os aliados do Abolição querem fazer pesquisas e discutir qual a melhor opção para vice, visando favorecer Fernando no confronto contra prefeito Glêdson.

LINKS PATROCINADOS