O gerente de Regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nilo Pasquali, recomendou o aluguel dos bloqueadores de sinais de telecomunicações pelas secretarias de Segurança Pública para que se iniba de forma mais eficiente o uso ilegal de celulares dentro dos presídios.
A análise foi realizada na Audiência Pública da Comissão Especial que estuda alterações na Lei de Execução Penal na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (5).
Nilo Pasquali considera que essa opção, em vez da compra e gestão dos bloqueadores pelo próprio governo, favorece a economia no curto prazo e a agilidade necessária para a atualização tecnológica dos equipamentos.
Além disso, “é necessário que a população local conheça a existência dos bloqueadores para que as prestadoras de telefonia móvel possam melhor tratar as reclamações”, disse.
O diretor da Academia de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Rafael Fachini, relatou problemas de comunicação nas comunidades em torno dos presídios dotados de bloqueadores.
Segundo o gerente de regulamentação da Anatel, há o agravante de que a maioria dos presídios no país se encontra em zonas urbanas.