Ambiental ameaçada de ser despejada do Crato - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Ambiental ameaçada de ser despejada do Crato

Coluna Rebate

15/10/2024 9:19

O prefeito eleito do Crato, André Barreto, tem pressa. Vitorioso, após a disputa mais acirrada do Cariri, André Barreto contabiliza o aval do ministro Camilo Santana e do atual prefeito Zé Ailton Brasil para modificar, imediatamente, o contrato entre o Município e a Ambiental Crato. A Ambiental é a responsável pela universalização dos serviços de água e esgoto, contudo encara uma insatisfação generalizada da população, em especial dos moradores de bairros periféricos. Ciente da necessidade de cumprir logo esse compromisso de campanha, o prefeito eleito André Barreto tem o entendimento de nem esperar por sua posse. Contudo, se não puder antecipar uma solução até dezembro, garante que essa crise com a Ambiental estará resolvida com 100 dias de governo. “Resolver esse problema é prioridade para os meus 100 primeiros dias de mandato. Vamos trazer de volta para a Saaec o setor comercial, que é quem faz a cobrança e a negociação das dívidas, como também a fiscalização. Vamos, ainda, levar outras alterações no contrato, que hoje entendemos que são prejudiciais à população do Crato.” Respaldado pelo apoio do ministro Camilo, prefeito André Barreto considera que a medida é uma forma de contribuir “para honrar as medidas anunciadas durante a sua campanha eleitoral”. Sem resolver o caos provocado pela Ambiental, André Barreto não acredita que a sua administração tenha sucesso no Crato. Por isso, a pressa em resolver logo essa questão.

Camilo recebe sinal de Lula sobre candidatura

Durante a sua passagem pelo Ceará, na sexta (11), em Fortaleza, onde cumpriu suas agendas oficiais - entregou mais de mil casas no bairro José Walter, do programa Minha Casa, Minha Vida, e 113 ônibus escolares em todo o Ceará, o presidente Lula sinalizou que pode não concorrer a um quarto mandato ao Planalto. Ao conceder entrevista à rádio CBN, Lula fez críticas ao seu partido, o PT, que não se renovou e teve um desempenho pífio nas eleições municipais. Ficou na nona colocação no ranking dos partidos que mais elegeu prefeitos. E ainda há o risco de não eleger nenhum prefeito de Capital. Só há uma chance de vitória: Evandro Leitão, em Fortaleza. Os outros 02 nomes petistas - Natália Bonavides (Natal) e Maria do Rosario (Porto Alegre) estão bem atrás. O outro candidato que Lula tem interesse em eleger também está mal nas pesquisas, Guilherme Boulos(PSOL), em São Paulo. Nesse quadro de dificuldades eleitorais, presidente Lula confia na competência do ministro Camilo e na capacidade de trabalho do governador Elmano, para emplacar Evandro Leitão. Tanto, que Lula declarou que “o ministro Camilo é o rei do voto”. Essa declaração sinaliza que se Lula desistir mesmo da reeleição, o ministro Camilo é o plano A para sucedê-lo, concorrendo ao Planalto.

Glêdson demonstra não querer briga com Elmano

O prefeito reeleito Glêdson Bezerra não esperou muito para estender a mão ao Governo do Estado. No dia seguinte ao resultado, discursou, concedeu entrevistas e gravou vídeos para as redes sociais, garantindo que vai procurar o governador Elmano de Freitas, para viabilizar o restante dos recursos conveniados com Juazeiro, além de novos convênios para o Município. Glêdson disse ter certeza que o Governador terá uma postura democrática e de respeito ao povo de Juazeiro. Na mesma semana, o governador Elmano publicou em suas redes, um texto parabenizando os vencedores na eleição e garantindo que o Governo é de todos os cearenses, sem distinção. Glêdson já deve solicitar uma audiência com Elmano. O prefeito de Juazeiro avalia que a eleição passou e que é preciso pensar na população. Na base governista há muita resistência a essa aproximação, por mais que seja apenas administrativa. Porém, essa decisão será tomada por Elmano e Camilo.

Giovanni continua em campanha no Juazeiro

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, parece não aceitar o resultado das urnas no dia 6. Nos grupos de WhatsApp continua rivalizando com adversários e prometendo retaliação à população, demorando a aceitar o resultado incontestável das urnas. Giovanni alega que o prefeito Glêdson Bezerra, reeleito, não terá apoio e, portanto, não conseguirá governar sem os governos do Estado e Federal. Mas, diante da pouca repercussão da sua avaliação, Giovanni garantiu que, a partir de janeiro, vetará todo e qualquer procedimento de saúde, vindo de Juazeiro para o Hospital Regional do Cariri, que não seja de alta complexidade. Hoje e desde sempre, o hospital atendeu a todas as demandas chegadas. Giovanni é o diretor do hospital e começa a ser questionado, novamente, por servidores, por sua conduta. Vale salientar que o grupo liderado pelo deputado estadual Fernando Santana e o ministro Camilo Santana não concordam com essa prática. Giovanni erra ao adotar esse comportamento. Afinal, nem o presidente Lula nem o governador Elmano discriminam prefeitos de oposição. Ao contrário, Lula respeita e o trata bem. Elmano também tem essa prática democrática como norma de vida.

PDT do Ceará implode com briga de André e Ciro

Depois de divulgar uma nota oficializando a neutralidade nas eleições para prefeito no segundo de Fortaleza, o presidente nacional do PDT, deputado André Figueiredo, voltou atrás e gravou um vídeo ao lado de Evandro Leitão, anunciando apoio a sua candidatura. Esse anúncio de André Figueiredo é um duro golpe em Ciro Gomes e no ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Os dois caciques pedetistas do Ceará não aceitam o partido apoiar “a corrupção do PT”, como se refere Ciro ao candidato Evandro, lançado por Elmano e Camilo. Só que Ciro sai desmoralizado. O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, desautoriza Ciro Gomes. Desse modo, o PDT ficará pequeno demais para caber Ciro e André Figueiredo. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, não se posicionou sobre que posição assumirá nesse confronto. Se endossar André Figueiredo, o que é o mais provável, o destino partidário de Ciro Gomes pode ser retornar ao PSDB, que está fechando uma coligação justo com PDT e Solidariedade. Mas esse embate de André Figueiredo com Ciro não é sua prioridade. André Figueiredo irá se integrar na tropa de choque de Evandro Leitão em Fortaleza. Com essas eleições tendo, até o momento, um cenário complicado, com o prefeito a ser anunciado vencedor, ganhando por uma margem pequena, esse conflito com Ciro não entra na pauta do Abolição e de Camilo. O que é fundamental agora é: o ministro Camilo convocou todos os prefeitos aliados do Cariri e do Ceará a se juntarem ao trabalho, que está sendo feito pelo vice-presidente da Alece, Fernando Santana, em Fortaleza, a favor da candidatura de Evandro Leitão. A orientação de Camilo é o engajamento total dos aliados pelos próximos doze dias.

Fernando se integra à campanha do Evandro

A maior preocupação do vice-presidente da Assembleia do Ceará (Alece), deputado Fernando Santana, é colaborar decisivamente para a vitória do candidato Evandro Leitão na disputa apertada de Fortaleza. As pesquisas do Instituto Paraná-CN7- REDEPLUS (André Fernandes com 48,1% e Evandro com 43%) e Datafolha-OPOVO (André Fernandes com 47% e Evandro com 45%) apontam um empate técnico. E uma corrida eleitoral marcada pelo acirramento da polarização entre o PL de André Fernandes e o PT de Evandro Leitão. Fernando Santana se mudou para Fortaleza, e se integrou ao comando da campanha, hoje chefiada diretamente pelo ministro Camilo, pelo governador Elmano e pelo ex-secretário da Casa Civil, Chagas Vieira. Fernando Santana tem gravado vídeos e postado em suas redes sociais, destacando as virtudes do candidato Evandro. Tem, também, feito críticas ao adversário de Evandro, acusando-o de ser bolsonarista. Fernando Santana quer mobilizar os eleitores do Cariri para influenciar parentes e amigos na capital, para favorecer à candidatura de Evandro Leitão. Esse empenho é mais do que justificado: a liderança do ministro Camilo não pode sofrer nenhuma contestação. Hoje, Camilo é o maior líder político do Ceará. E elegeu só contando PT e PSB, 111 prefeitos. Esse time de prefeitos respaldará um novo mandato para Elmano em 2026. Quanto ao futuro, Fernando Santana só pensará em presidência da Alece, onde é favorito, depois das eleições do segundo turno.

LINKS PATROCINADOS