Aldigueri defende Sistema Único Nacional de Segurança Pública contra crime
Fala aconteceu durante lançamento de novo programa da Alece
Romeu Aldigueri
01/11/2025 11:40
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, defendeu neste sábado (1º) a criação de Sistema Único Nacional de Segurança Pública para combater o crime organizado não só no estado, mas em todo país. A fala do deputado aconteceu no lançamento do programa Ceará de Valores em Caucaia.
"Nós temos que fazer um Sistema Único Nacional de Segurança Pública. Ninguém vai tirar autonomia de governador de estado, muito pelo contrário. Nós vamos dar autonomia para os prefeitos municipais, fazer com que as guardas municipais se transformem em polícias municipais com qualificação, capacitação. Fazer com que a Polícia Rodoviária deixe de ser apenas uma polícia de trânsito, seja uma polícia de extensão de fronteira, de combate ao narcotráfico nas fronteiras nacionais terrestres e marítimas. Fazer um sistema de inteligência único", disse.
Ele ainda enfatizou que não é contra operação nenhuma. "Eu acho que lugar de bandido é na cadeia. Se o bandido responde com bala à Polícia, a Polícia vai responder com bala. Agora, não adianta ir lá ocupar o território de uma favela no Rio e sair no mesmo dia. A Polícia tem que ficar lá, ela tem que ser comunitária, ela tem que mudar a realidade dessas pessoas".
Confira vídeo