Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Águas da Transposição do São Francisco começam a chegar ao Açude Castanhão

Passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe

Foto: Governo do Ceará

05/03/24 10:32

Liberadas através do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no último dia 16 de fevereiro, as águas da Transposição do Rio São Francisco (PISF) começaram a chegar ao Açude Castanhão. A medida, estratégica diante do cenário de chuvas abaixo da média no estado do Ceará, foi solicitada pelo governador Elmano de Freitas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A partir do acionamento da comporta do CAC, no município de Missão Velha, as águas percorreram um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo dados do Portal Hidrológico do Ceará, as águas da transposição se somaram as chuvas que atingiram o estado durante o mês de fevereiro, o que causou o aumento da reserva do Açude Castanhão, que hoje se encontra com 24,71% (1.655,26 hm³), maior valor do ano. No mesmo período do ano passado, o Açude Castanhão acumulava 4,99% menos de água.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O Sistema de Recursos Hídricos trabalha agora com o gerenciamento dessa água, seguindo o acordado nas reuniões de alocação participativa de água e conforme a necessidade de cada região.

LINKS PATROCINADOS