Sete dias por semana sem medo da notícia!
Agropolos doa mil frascos retornáveis de álcool para instituições de saúde e lares de idoso
Ouça a matéria

A Fábrica Escola de Processamento de Cana-de-Açúcar do Cariri, equipamento do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), redirecionou a produção para fabricação de um produto essencial para higiene pessoal, o álcool em solução 70%.

De acordo com o responsável pela Fábrica Escola, Alexandre Cortez, o destino dessa força-tarefa é a doação para instituições de saúde pública e lares de proteção aos idosos no Cariri. “Neste primeiro momento, nós vamos doar mil frascos retornáveis de álcool. Assim, na medida que as instituições forem utilizando, elas podem trazer aqui para abastecer novamente com o álcool líquido”.

A produção de álcool começou em abril, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e o laboratório de química da Universidade Regional do Cariri. Durante a destilação, como explica Alexandre Cortez, o álcool evaporado se condensa ao passar por uma serpentina.

“A primeira parte do líquido que pinga deve ser descartada. É a chamada cachaça de cabeça, que contém alto teor de substâncias voláteis e faz um estrago danado no organismo de quem a consome. Mas é perfeita para ser transformada em álcool etílico”.

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também