Afonso Pescados é o vencedor do Comida di Buteco 2023
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Afonso Pescados é o vencedor do Comida di Buteco 2023

Bar disputou o título com outros 19 concorrentes na capital

Afonso Celso, proprietário do Afonso Pescados. Foto: Alana Almeida

17/05/2023 5:35

O vencedor da 12ª edição do concurso Comida Di Buteco em Fortaleza foi anunciado na noite desta terça-feira (16). O Afonso Pescados foi eleito o melhor boteco da capital, após garantir as melhores notas dos jurados e a preferência do público numa série de quesitos. Dentre eles, o principal: o petisco criado especialmente para a competição.

Com uma Moqueca de Arraia preparada com diferentes especiarias, o bar levou a melhor na disputa com os outros 19 concorrentes da edição. A partir disso, o campeão fortalezense passa a disputar a etapa nacional e concorrer também ao título de melhor boteco do Brasil com os 23 campeões dos outros circuitos do concurso, que aconteceu durante todo o mês de abril, em diversas regiões do País.

O segundo lugar da etapa local ficou com o Boteco di Garagem, que apresentou ao público o especial “Feijão Verde Cremoso Comida di Buteco”.  Já o terceiro lugar foi conquistado pelo Sertão Xique Xique, com o prato “Pêia de Sabores”, um ensopado de ossobuco desfiado, marinado com especiarias e vinho tinto, finalizado com queijo parmesão e torradas para acompanhar.

Neste ano, todos receberam a missão de criar pratos contendo obrigatoriamente ervas e/ou especiarias nas receitas. Além dos petiscos, o júri e o público avaliaram o atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas servidas. O petisco compôs 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público equivaleu a 50% do peso total e os dos jurados 50%.

Em 2023, o Comida di Buteco consolidou-se ainda mais no calendário de eventos gastronômicos de Fortaleza, ocupando diversas regiões da capital, indo do Jóquei Clube ao bairro da Sabiaguaba. Nesta edição, 13 novos bares estrearam na disputa. O impacto do Comida di Buteco na movimentação dos estabelecimentos participantes é o que aumenta, a cada ano, a procura para participar do concurso.

Para o campeão, Afonso Celso, proprietário do Afonso Pescados e estreante na competição, ganhar o concurso foi uma grande surpresa. “Estava confiante, mas não imaginava ganhar. Só tenho a agradecer ao Comida di Buteco. Só sabe o nível de grandiosidade do concurso quem participa. Nos 23 dias do circuito, tripliquei a venda do meu petisco e vendi 120 kg de arraia. Após o concurso, continuo recebendo pessoas procurando pelo prato e continuo vendendo”, comemora o empreendedor.

Os bares participantes não pagam para participar do concurso. Geralmente, os selecionadas para cada edição são indicados pelo próprio público de cada cidade no site do concurso. Equipes do Comida di Buteco também costumam fazer visitas aos estabelecimentos nas cidades participantes para avaliar se estão dentro do perfil do concurso e escolher os concorrentes.

LINKS PATROCINADOS