O líder do governo na Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, condenou na manhã desta quarta-feira (8) a conduta do presidente nacional em exercício do PDT, André Figueiredo. Apontando o perfil de estadista e republicano do senador Cid Gomes, o Aldigueri citou em sua fala as decisões recentes de Figueiredo que classificou como tiranas e autoritárias.
“Hoje nós estamos na diatadura. Hoje nós estamos na ditadura. Hoje nós voltamos à Idade Média, aos tempos negros. O PDT virou o sistema feudal. Ele tem dono e o dono é o imperador mor. São atos, abusos, ilegais, imorais, um em cima do outro“, exclamou o líder do governo.
A fala do parlamentar na tribuna acontece logo após realização da reunião do Diretório Estadual do PDT, em que Cid Gomes voltou defender a independência do diretório regional. No encontro, o senador também condenou a conduta de André e conduziu os trabalhos que acabaram culminando a aprovação de cartas de anuência a todos os membros que a solicitaram. No total, 13 deputados tiveram permissão para deixar o partido sem perda do mandato conceida.
O próximo passo, de acordo com Aldigueri, será o acionamento na justiça por parte de cada integrante que decidiu deixar a sigla para que seja efetivada a desfiliação. Incluindo Evandro Leitão, foram 10 deputados estaduais titulares, 4 suplentes de deputados estaduais, 4 deputados federais titulares e 2 suplentes de deputados federais.
QUEM SAI
DEPUTADOS FEDERAIS
- Eduardo Bismarck
- Idilvan Alencar
- Mauro Filho
- Robério Monteiro
DEPUTADOS ESTADUAIS
- Evandro Leitão
- Guilherme Landim
- Jeová Mota
- Lia Gomes
- Marcos Sobreira
- Oriel Filho
- Osmar Baquit
- Romeu Aldigueri
- Salmito
- Sérgio Aguiar
VEREADORES
- Ana Paula Brandão
- Júlio Brizzi
SUPLENTES
- Helaine Coelho
- Nilson Diniz
- Leônidas Cristino (em exercício)
- Bruno Pedrosa (em exercício)
- Antônio Granja (em exercício)
- Guilherme Bismarck (em exercício)
- Tin Gomes